Perry Rhodan 848 - Titã, o último bastião

Perry Rhodan retorna à vida dos brasileiros no formato virtual, próprio para os leitores acostumados a ler em computador ou tablets. Após confirmação do pagamento é possível fazer o download que vem acompanhado de três arquivos (mob, e-pub e PDF) e o leitor escolhe a mídia que deseja ler e por extensão o formato de arquivo mais adequado.

A estratégia é ousada e favorece a pirataria, afinal posso reenviar facilmente o arquivo, mas o preço – pouco menos de R$6,00 – favorece a honestidade. Por sinal, sem honestidade não haverá sobrevida à cinquentenária série.

Tenho apenas a impressão que o ciclo atual, o 13º da série, chamado Bardioc, que vai do episódio 800 a 867 deveria ter uma atenção diferenciada. O melhor, devido ao novo formato seria mais interessante iniciar em um ciclo mais significativo (qual?) e publicar os ciclos anteriores de forma alternada. Talvez um episódio de jubileu – como são chamados os episódios de início de ciclos. Economicamente criaria um problema como duas traduções e sempre a lembrança de que há uma informação para trás, algo que em uma série de 2.300 episódios publicados é impossível não ter.

[Trama]
A trama do episódio trata da viagem do lare Hotrenor-Taak à Titã, a última fortaleza dos super-pesados neste sistema solar para uma missão em prol da humanidade, mesmo certo que não terá gratidão.

De fundo, a trama sobre o retorno da Terra à sua posição original e o risco da existência de um buraco negro.

[Impressões]
A trama realmente tem uma boa dose de ação, mas é evidente que o leitor – mesmo o fã de Rhodan – sente-se acordado em um trem (uma nave?) desgovernado! Não há maneira de compreender perfeitamente todas as tramas em aberto e todas as implicações. De um modo geral é como comprar uma edição do Homem-Aranha depois de seis anos sem ler nada… e no meio de um arco.

(Evidentemente no caso do Aranha a Marvel em dois ou três anos retornará ao status quo padrão e você reconhecerá o personagem como alguém que não evolui; sempre desempregado e sem esposa. Acho que no caso dele, os leitores se divertem em imaginar alguém estagnado e incapaz modificar positivamente sua vida.)

Apesar de minhas resistências pessoais ao formato digital, que inclusive me levaram a parar de adquirir edições do Comixology, acompanharei a série. Por sinal, sempre é bom lembrar: o Comixology periga tornar-se para os quadrinhos o equivalente à Amazon nos livros ou o Google nas buscas e serviços. Em síntese: estou nadando contra a corrente.

Perry Rhodan
-1
0
+1
847:
Metamorfose
13º ciclo:
Bardioc, episódio 48
848:
Titã, o último bastião
13º ciclo:
Bardioc, episódio 49
Kurt Mahr
849:
Salto sobre o abismo
13º ciclo:
Bardioc, episódio 50
Kurt Mahr

Tecnologia do Blogger.