Crônicas de Espada & Magia (2013)

A coletânea de contos Crônicas de Espada & Magia (2013, ISBN 978-85-64076-08-2) das editoras Arte & Letras Editora e Argonautas Editora tem um gosto sadio de fã. Cesar Alcazar, organizador, reuniu no livro de 344 páginas alguns dos melhores contos do tema espada e magia (sword and sorcery, no original).

Ouso dizer que não há contos ruins no livro, ainda que não tenha simpatizado com dois deles. Um por que a narrativa curta própria de um conto não permite a criação de diversas raças, línguas, continentes e histórias por demais complexas. O outro em função da extensão e da pouca ação. Curiosamente este segundo é ganhador de prêmios importantes. Mas isso em nenhum momento tira o brilho da coletânea.

Minha grata surpresa foi o conto Anta das Virgens de Ana Cristina Rodrigues, uma narrativa feminina e despretensiosa, que não perde tempo em encher o leitor com dezenas de informações que não são necessárias para o conto. Quem se interessar pode ir atrás e descobrir mais, mas quem não tiver interesse ficará saciado com a narrativa.

Os contos publicados são:
O vale do verme de Robert E. Howard, criador de Conan, o bárbaro;
O sinal da forca de Carlos Orsi, autor de Guerra Justa (veja aqui)
A cidade do sonhar de Michael Moorcock, primeiro conto de Elric (veja um review do conto aqui)
A vingança é para todos de Thiago Tizzot
Encontro fatídico em Lankhmar de Fritz Leiber, que traz a narrativa do primeiro encontro da dupla Fafhrd e Rateiro Cinzento
Cavalos? de Max Mallmann
Crepúsculo de dois sóis de Karl Edward Wagner
Anta das Virgens de Ana Cristina Rodrigues
As canções solitária de Laren Dorr de George R. R. Martin
O bebedor de almas de Roberto de Souza Causo
Onde mora a virtude de Saladin Ahmed, também uma narrativa de origem de uma dupla de “heróis” para o gênero, aqui Adoulla Makhsllod e Raseed bas Raseed.

Uma boa coleção que, espero, tenha sequência breve.
Tecnologia do Blogger.