Pular para o conteúdo principal

Capitão América no ENEM - 2012


Veja a questão do ENEM - 2012 envolvendo o Capitão América:

"Com sua entrada no universo dos gibis, o Capitão América chegaria para apaziguar a agonia, o autoritarismo militar e combater a tirania. Claro que, em tempos de guerra, um gibi de um herói com uma bandeira americana no peito aplicando um sopapo no Fürer só poderia ganhar destaque, e o sucesso não demoraria muito a chegar. A capa da primeira edição norte-americana da revista demonstra sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra:
A - A Tríplice Aliança, na Primeira Guerra Mundial
B - Os regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial
C - O poder soviético, durante a Guerra Fria
D - O movimento comunista, na Guerra do Vietnã
E - O terrorismo internacional, após 11 de setembro de 2001"

Veja algumas análises da questão, publicadas no G1 (veja aqui):

"Tem a ver com o filme que deixa bem claro como pegaram um soldado anabolizado que combate o nazismo. A ideia dessa personagem é muito importante para o Enem porque uma das exigências é que o aluno consiga fazer leitura de diferentes textos e imagens. Como não dá para colocar o filme na prova, colocaram o gibi." A maioria dos alunos nunca viu este gibi, mas viram no cinema. A pergunta quer que o aluno tenha a visão crítica do que está acontecendo." "O Capitão América é declaramente antinazista", afirma Daily de Mattos Oliveira, professor e coordenador do Objetivo.

"Foi a questão mais bonita da prova do Enem", avalia Vera Lúcia da Costa Antunes, professora do cursinho Objetivo. "Mostra bem o contexto da Segunda Guerra, onde nasceu o Capitão América, e traz o jovem que presta ao Enem ao universo dos quadrinhos e do cinema, com a exibição recente do filme sobre o herói."

Para Elias Feitosa, professor de história do Cursinho da Poli, a questão poderia ter sido um pouco mais desafiadora para o candidato, mas foi bem formulada. "História em quadrinhos é uma fonte documental, como pintura e escultura", afirma. "Fizeram de uma forma que quem tem contato mais direto do HQ ou quem não tem consegue responder com tranquilidade."

Postagens mais visitadas deste blog

Lost – A sexta temporada: Um resumo bem pessoal de Lost, até o episódio 9 da sexta temporada.

Existe uma ilha com propriedades magnéticas e místicas. Magnéticas porque há um contador da energia que se acumula na ilha. E místicas porque ela possui um mecanismo que pode ser utilizado para alterar sua posição no tempo e espaço.
Dois seres habitam esta ilha. Um deles, Jacob, está impedindo que o outro, ainda sem nome, saia.
Jacob pode sair da ilha e pode atrair pessoas para lá.
A função de Jacob é impedir que o outro saia da ilha. O segundo deseja matar Jacob para poder sair.
Este segundo pode se tornar uma fumaça escura que agrupada pode se tornar pessoas – geralmente entes queridos mortos – ou ser usada para destruição. Durante muitos anos, nós expectadores, achávamos que era nano-tecnologia que tem conceito semelhante.
Em 1.867 um navio chega a ilha trazendo Ricardo que se tornará agente externo de Jacob. Ricardo se torna imortal graças aos poderes de Jacob.
Um núcleo de pessoas sempre habitou a ilha. Possivelmente atraídos por Jacob. Sempre.
Após enterrar uma bomba de hidrogênio…

EaD: Como estudar sozinho em casa

Árvore genealógica do Superman

Em Krypton Chronicles, uma série que contava a história dos ancestrais de Kal-El a DC publicou a árvore genealógica abaixo.

Divirta-se!