Lucros e recordes de Star Wars

Segundo a revista semanal VEJA citando como fonte Statistic Brain a marca Star Wars tem os seguintes faturamentos (em bilhões de dólares):


Bilheteria....: 04,3
Videogames: 02,9
DVDs.........: 03,7
Livros.........: 01,8
Brinquedos.: 12,0
Outros.........: 01,3
Total............: 26,0


Não fica claro o quê seria “outros”, talvez o famoso licenciamento para uso de imagens em redes de fast food. O valor de livros (1,8 bi) me deixou impressionado pois é 1/3 das bilheterias de cinema, significando que a marca é fortíssima neste setor. Porém, como não está explicitado “quadrinhos” (em inglês, comic book) é possível que os contratos de licenciamento para a Marvel Comics (anos 1970/80) e Dark Horse Comics (a partir dos anos 1990) estejam inclusos em livros (ou em outros).

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A marca ganha novo fôlego ao lançar Star Wars: The Old Republic um massively multiplayer on-line game (MMOG) que conquistou 1 milhão de jogadores na primeira semana. Os jogadores compram o jogo a US$ 60,00 e após um mês passam a pagar para usar o ambiente virtual de jogo cujos valores são: mês (US$ 15,00), trimestre (US$ 42,00) e semestre (US$ 78,00).

Para se ter uma ideia de arrecadação, o jogo World of Warcraft – famosíssimo MMOG – tem 10 milhões de jogadores ativos desde seu lançamento em 2.004 e arrecada anualmente US$ 500 milhões!

O jogo se passa cronologicamente numa época próxima ao da série em quadrinhos Star Wars: Knights of the Old Republic, atualmente publicada no Brasil em Star Wars da On Line Editora.

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O ano de 2.012 marca o retorno da hexalogia aos cinemas, agora em versão 3D. George Lucas informou que irá lançar anualmente cada um dos filmes no novo formato. Se o cronograma for seguido à risca, no verão (norte americano) de 2.017 teremos o lançamento do último filme e acredita-se que até lá o criador da saga já terá viabilizado economicamente uma série de TV com atores, que se passaria durante os vinte anos entre Episódio III e IV. Apesar de boatos de que a série teria 100 episódios e vários roteiros prontos, Lucas informou que a produção ainda não é economicamente viável devido ao custo de efeitos especiais.