Videogames: 02,9
DVDs.........: 03,7
Livros.........: 01,8
Brinquedos.: 12,0
Outros.........: 01,3
Total............:
26,0
Não fica claro o quê
seria “outros”, talvez o famoso licenciamento para uso de
imagens em redes de fast food. O valor de livros (1,8
bi) me deixou impressionado pois é 1/3 das bilheterias de cinema,
significando que a marca é fortíssima neste setor. Porém, como não
está explicitado “quadrinhos” (em inglês, comic book) é
possível que os contratos de licenciamento para a Marvel Comics
(anos 1970/80) e Dark Horse Comics (a partir dos anos 1990)
estejam inclusos em livros (ou em outros).
* * *
A marca ganha novo
fôlego ao lançar Star Wars: The Old Republic um massively
multiplayer on-line game (MMOG) que conquistou 1 milhão de
jogadores na primeira semana. Os jogadores compram o jogo a US$ 60,00
e após um mês passam a pagar para usar o ambiente virtual de jogo
cujos valores são: mês (US$ 15,00), trimestre (US$ 42,00) e
semestre (US$ 78,00).
Para se ter uma ideia
de arrecadação, o jogo World of Warcraft – famosíssimo
MMOG – tem 10 milhões de jogadores ativos desde seu lançamento em
2.004 e arrecada anualmente US$ 500 milhões!
O jogo se passa
cronologicamente numa época próxima ao da série em quadrinhos Star
Wars: Knights of the Old Republic, atualmente publicada no Brasil
em Star Wars da On Line Editora.
* * *
O ano de 2.012 marca o
retorno da hexalogia aos cinemas, agora em versão 3D. George
Lucas informou que irá lançar anualmente cada um dos filmes no
novo formato. Se o cronograma for seguido à risca, no verão (norte
americano) de 2.017 teremos o lançamento do último filme e
acredita-se que até lá o criador da saga já terá viabilizado
economicamente uma série de TV com atores, que se passaria durante
os vinte anos entre Episódio III e IV. Apesar de
boatos de que a série teria 100 episódios e vários roteiros
prontos, Lucas informou que a produção ainda não é economicamente
viável devido ao custo de efeitos especiais.