Os melhores de 2011: Menção e detalhes

Menção – Há muito material bom sendo publicado. Alguém sempre pode conhecer uma graphic novel especial que não vi ou não tomei conhecimento, ou mesmo mais um volume dos Bórgia ou qualquer outro quadrinho franco-belga, mas certamente o sacrifício editorial de publicar o final de Preacher (inédito no Brasil) antes de republicar a série inteira merece menção. Preacher de Garth Ennis & Steve Dillon foi publicada por várias editoras no Brasil e algumas decidiram reiniciar a publicação, deixando a conclusão inédita por vários anos por aqui. A Panini decidiu publicar o fim da série e depois publicar o início, uma decisão, no mínimo, corajosa e elegante.

O detalhe... – Há dois detalhes que poderiam melhorar – há vários, mas estes eu acho relevantes. A Panini tem uma excelente série de encadernados em capa dura, mas os preço dos encadernados em capa mole (entre $ 17-22) tornariam este formato o melhor para a publicação de alguns materiais legais como Transmetropolitan, ZDM e Crises em Múltiplas Terras. A editora, no entanto, continua a sua estratégia, mas traz apenas um volume por ano ou nenhum. Será que não é o momento de repensar a estratégia?

Outro detalhe é a HQ Maniacs Editora que aumentou a constância da série Os Mortos Vivos (The Walking Dead), mas ainda há uma grande distância entre o material nacional (em torno da 40ª edição) e o material americano (aproximando-se da 100ª edição). Aproveitar a exposição da série de TV seria uma ótima estratégia para lançar mais encadernados e diminuir a diferença. A partir de fevereiro a série volta tensa do gap para mais seis episódios e então a conclusão da temporada. Certamente é um período propício para lançar pelo menos mais um encadernados e reeditar os dois primeiros que cobrem os eventos demonstrados na série.