The Walking Dead [2x04] – Cherokee rose


Cherokee Rose, quarto episódio da segunda temporada da série de TV norte-americana The Walking Dead, exibida nos EUA pelo canal AMC, tem em seu título uma referência sobre lágrimas de mães indígenas que fizeram nascer rosas.

Este é o tom do episódio: drama!

Há em todo o episódio um único zumbi e “praticamente” inofensivo, com apenas uma cena de real tensão. De resto é desdobramento da recuperação lenta de Carl, o enterro de Otis e o discurso de Shane, o início do romance entre Maggie e Glenn, aqui sintetizado numa transa quase mecânica (lembrando a transa de Ripley em Alien³), a busca infrutífera de Daryl por Sophie, o pedido de Rick para permanecer na fazenda e a preocupação de Lori com uma gravidez.

Some isto e bata no liquidificador e teremos drama. Muito drama!

Já tendo uma terceira temporada confirmada para o fim de 2.012, The Walking Dead certamente terá que escolher um caminho entre o horror gore característico do gênero de zumbis e a dramaturgia própria da série em quadrinhos e de um show de TV. Sim, a lerdeza dos eventos é uma característica da série em quadrinhos de Robert Kirkman, mas ao final de cada ciclo há uma renovação forte, uma cena que dificilmente será esquecida – como por exemplo os eventos da edição #50. O detalhe é que talvez o público de TV, atraído pelo gore não se sinta saciado com as divagações existenciais num mundo consumido por uma praga zumbificante.

Ainda que este seja o episódio mais parado da série é quase certo que teremos bastante tensão assim que alguém resolver entrar no celeiro da fazenda...