Astro City Special: Beautie (2008)


Em 2.006, depois de iniciada a longa série Astro City: Dark Ages Kurt Busiek decidiu lançar quatro especiais entre os volumes da série. Há poucos meses, como parte de uma estratégia de relançamento de Astro City, a DC Comics iniciou uma reedição dos encadernados da série e publicou Astro City: Shining Stars que reúne os especiais de Samaritan, Beautie, Astra (uma série em duas partes) e Silver Agent (também uma série em duas partes, publicada após a conclusão do volume 4). Exceção feita para a série do Silver Agent, que se passa no futuro, os especiais se passam no presente, contrastando com os quatro volumes de Dark Ages que se passam no passado, durante os anos 1.959 até a metade dos anos 1.980.

O especial de Beautie dá foco na boneca androide membro da equipe Guarda de Honra. Com origem incerta, a personagem deseja descobrir suas raízes e encontrar seu criador, mas o tom é de uma história de rejeição. É, definitivamente, a história do filho rejeitado pelo pai que deseja provar seu valor, sem muito sucesso, pois o pai insiste em ver os defeitos.

Como é uma história de origem (Quem sou? Como vim a ser? O quê me motiva?) acompanhamos Beautie desde sua chegada em Astro City, suas respostas esdrúxulas (“sou de plástico, não tenho genitália”) e seu envolvimento com a comunidade gay e a adota como símbolo (ela chega a morar acima de um bar gay) após um ataque de um grupo ultra-científico de extrema direita durante o Stonewall Celebration. Diferente da bobajada mostrada por Scott Lobdell em Novos Titãs do relaunch da DC Comics – Os Novos 52 – os gays não bem retratados e não um estereótipo de sua opção sexual.

É um especial absolutamente simpático e despretensioso. No início parece ser um pouco chato – afinal quem quer ver a história de mais um robô em busca de humanidade? – mas a partir do momento em que descobrimos a rejeição, torna-se uma visão única das fragilidades do relacionamento humano e suas motivações.

Participação especial do velocista MPH.



Por Kurt Busiek (texto), Brent Anderson (arte) e Alex Ross (capas e designs).