O primeiro mês da reformulação da DC Comics terminou e era de se esperar que a editora estivesse à frente nas vendas, afinal todas as séries esgotaram.
Mas o analistas estão céticos. A DC fez um grande esforço de marketing e vendeu pouco a mais do que a Marvel, além de oferecer condições especiais com consignação dos exemplares pedidos.
Mas o analistas estão céticos. A DC fez um grande esforço de marketing e vendeu pouco a mais do que a Marvel, além de oferecer condições especiais com consignação dos exemplares pedidos.
O Omelete apontou isto em seu site "Circula pela rede o comentário incisivo do escritor Warren Ellis em seu blog pessoal:
"Então tudo que o mega relançamento cheio de mídia da DC em setembro
conseguiu foi: meio ponto de liderança em arrecadação sobre a Marvel
(que tinha só um lançamento grande em setembro); cinco pontos de
liderança em exemplares vendidos sobre a Marvel; e todas os exemplares
da DC são retornáveis". Ellis faz referência à estratégia especial da DC de deixar lojistas devolverem o encalhe de seus lançamentos; no mercado direto de HQs nos EUA, diferente do brasileiro, o encalhe fica com a loja - ou seja, todos os números acima são pedidos
à DC Comics, não necessariamente vendas. Ellis diz que este resultado
representa que não existe concorrência de verdade, e que a Marvel (com a
qual o escritor colabora) nem vai precisar se coçar para fazer
oposição".
Tanto em venda (exemplares) quanto em arrecadação a diferença não foi suficiente para justificar o incômodo, conforme o Omelete também aponte: "Nos totais do mercado, porém, foi meio assustador descobrir que DC e Marvel ficaram quase empatadas
em termos de unidades vendidas - 35,74% contra 35,37%, respectivamente.
Em arrecadação, porém, a diferença é maior: 43,04% contra 37,88%".