Open top menu
sábado, 10 de setembro de 2011



A passagem de Gavião Negro pela série The Brave and the Bold ainda rendeu mais dois números e três aventuras imperdíveis, antes de começar a série Hawkman volume 1.

Em The Brave and the Bold #43 (ago/set-1.962) tivemos The Masked Marauders of Earth, onde Gardner Fox e Joe Kubert, nos contam que a raça de águias gigantescas mascaradas que foi a razão da origem dos patrulheiros alados em Thanagar está atacando na Terra, o que serve de justificativa para os Campeões Alados retornarem de seu planeta natal.

Fica um pouco inconsistente o fato dos thanagarianos enviarem para a Terra seu maior herói e fundador da polícia alada, mas alguém tinha que vir e deveria ser alguém que já teve contato com a cultura terrestre. Mas isso não atrapalha a leitura e os leitores da época certamente ficaram felizes com a volta dos heróis para nosso planeta.

Na edição seguinte, #44 (out-nov/1.962), a primeira história é Earth's Impossible Day onde os thanagarianos descobrem que o Dia da Independência norte-americano coincide com o Dia do Impossível de seu planeta natal, onde cada thanagariano deve executar três coisas impossíveis. Aqui eles fazem chover para cima, atirar raios elétricos com as mãos e ver um objeto invisível. Um interessante curto conto de sci-fi, com os heróis apagando um incêndio, perseguindo bandidos em fuga num carro e capturando um ladrão que deixava obras de arte invisíveis.

E na segunda história da edição e última desta fase em The Brave and the Bold é The men who moved the world, onde três seres antropo zoomórficos sobreviventes de uma civilização anterior roubam um dispositivo para junto com um aparato de avançada tecnologia reposicionar a Terra e repetir as condições climáticas que permitiam que sua civilização sobrevivesse. Claro que estes objetivos colocam em risco a atual espécie dominante no nosso planeta.

De um modo geral são excelentes histórias de aventura num contexto policial e sci-fi. Minhas preferidas são as aventuras mais longas, divididas em quatro partes, que permitem criar um cenário melhor, mas nenhuma faz feio, nem é por demasiado simples. Fox, que tinha uma cultura de leitor de noveletas de ficção, se apropria de temas comuns a elas ou ao fantástico, e sempre o faz com excelência e a arte de Kubert só soma à aventura.

Em 1.989 todas estas aventuras foram coletadas num encadernado chamado simplesmente Hawkman. É um livro que enobrece qualquer coleção.


Different Themes
Written by Lovely

Aenean quis feugiat elit. Quisque ultricies sollicitudin ante ut venenatis. Nulla dapibus placerat faucibus. Aenean quis leo non neque ultrices scelerisque. Nullam nec vulputate velit. Etiam fermentum turpis at magna tristique interdum.

0 comentários