Pular para o conteúdo principal

Hawkman, Silver Age Chronology: The Brave and the Bold, III



A passagem de Gavião Negro pela série The Brave and the Bold ainda rendeu mais dois números e três aventuras imperdíveis, antes de começar a série Hawkman volume 1.

Em The Brave and the Bold #43 (ago/set-1.962) tivemos The Masked Marauders of Earth, onde Gardner Fox e Joe Kubert, nos contam que a raça de águias gigantescas mascaradas que foi a razão da origem dos patrulheiros alados em Thanagar está atacando na Terra, o que serve de justificativa para os Campeões Alados retornarem de seu planeta natal.

Fica um pouco inconsistente o fato dos thanagarianos enviarem para a Terra seu maior herói e fundador da polícia alada, mas alguém tinha que vir e deveria ser alguém que já teve contato com a cultura terrestre. Mas isso não atrapalha a leitura e os leitores da época certamente ficaram felizes com a volta dos heróis para nosso planeta.

Na edição seguinte, #44 (out-nov/1.962), a primeira história é Earth's Impossible Day onde os thanagarianos descobrem que o Dia da Independência norte-americano coincide com o Dia do Impossível de seu planeta natal, onde cada thanagariano deve executar três coisas impossíveis. Aqui eles fazem chover para cima, atirar raios elétricos com as mãos e ver um objeto invisível. Um interessante curto conto de sci-fi, com os heróis apagando um incêndio, perseguindo bandidos em fuga num carro e capturando um ladrão que deixava obras de arte invisíveis.

E na segunda história da edição e última desta fase em The Brave and the Bold é The men who moved the world, onde três seres antropo zoomórficos sobreviventes de uma civilização anterior roubam um dispositivo para junto com um aparato de avançada tecnologia reposicionar a Terra e repetir as condições climáticas que permitiam que sua civilização sobrevivesse. Claro que estes objetivos colocam em risco a atual espécie dominante no nosso planeta.

De um modo geral são excelentes histórias de aventura num contexto policial e sci-fi. Minhas preferidas são as aventuras mais longas, divididas em quatro partes, que permitem criar um cenário melhor, mas nenhuma faz feio, nem é por demasiado simples. Fox, que tinha uma cultura de leitor de noveletas de ficção, se apropria de temas comuns a elas ou ao fantástico, e sempre o faz com excelência e a arte de Kubert só soma à aventura.

Em 1.989 todas estas aventuras foram coletadas num encadernado chamado simplesmente Hawkman. É um livro que enobrece qualquer coleção.


Postagens mais visitadas deste blog

EaD: Como estudar sozinho em casa

Lost – A sexta temporada: Um resumo bem pessoal de Lost, até o episódio 9 da sexta temporada.

Existe uma ilha com propriedades magnéticas e místicas. Magnéticas por que há um contador da energia que se acumula na ilha. E místicas por que ela possui um mecanismo que pode ser utilizado para alterar sua posição no tempo e espaço.

Dois seres habitam esta ilha. Um deles, Jacob, está impedindo que o outro, ainda sem nome, saia.

Jacob pode sair da ilha e pode atrair pessoas para lá.

A função de Jacob é impedir que o outro saia da ilha. O segundo deseja matar Jacob para poder sair.

Este segundo pode se tornar uma fumaça escura que agrupada pode se tornar pessoas – geralmente entes queridos mortos – ou ser usada para destruição. Durante muitos anos, nós expectadores, achávamos que era nano-tecnologia que tem conceito semelhante.

Em 1.867 um navio chega a ilha trazendo Ricardo que se tornará agente externo de Jacob. Ricardo se torna imortal graças aos poderes de Jacob.

Um núcleo de pessoas sempre habitou a ilha. Possivelmente atraídos por Jacob. Sempre.

Após enterrar uma bomba de hidrogên…

O único animal, Luís Fernando Veríssimo

O homem é o único animal...
...que ri
...que chora
...que chora de rir
...que passa por outro e finge que não vê
...que fala mais do que papagaio
...que está sempre no cio
...que passa trote
...que passa calote
...que mata a distância
...que manda matar
...que esfola os outros e vende o pêlo
...que alimenta as crias, mas depois cobra com chantagem sentimental
...que faz o que gosta escondido e o que não gosta em público
...que leva meses aprendendo a andar
...que toma aula de canto
...que desafina
...que paga pra voar
...que pensa que é anfíbio e morre afogado
...que pensa que é bípede e tem problema de coluna
...que não tem rabo colorido, mas manda fazer
...que só muda de cor com produtos químicos ou de vergonha
...que tem que comprar antenas
...que bebe, fuma, usa óculos, fica careca, põe o dedo no nariz e gosta de ópera
...que faz boneco inflável de fêmea
...que não suporta o próprio cheiro
...que se veste
...que veste os outros
...que despe os outros
...que só lambe os outros
...que tem cotas de emigração
...qu…