Hawkman, Silver Age Chronology: The Brave and the Bold, III



A passagem de Gavião Negro pela série The Brave and the Bold ainda rendeu mais dois números e três aventuras imperdíveis, antes de começar a série Hawkman volume 1.

Em The Brave and the Bold #43 (ago/set-1.962) tivemos The Masked Marauders of Earth, onde Gardner Fox e Joe Kubert, nos contam que a raça de águias gigantescas mascaradas que foi a razão da origem dos patrulheiros alados em Thanagar está atacando na Terra, o que serve de justificativa para os Campeões Alados retornarem de seu planeta natal.

Fica um pouco inconsistente o fato dos thanagarianos enviarem para a Terra seu maior herói e fundador da polícia alada, mas alguém tinha que vir e deveria ser alguém que já teve contato com a cultura terrestre. Mas isso não atrapalha a leitura e os leitores da época certamente ficaram felizes com a volta dos heróis para nosso planeta.

Na edição seguinte, #44 (out-nov/1.962), a primeira história é Earth's Impossible Day onde os thanagarianos descobrem que o Dia da Independência norte-americano coincide com o Dia do Impossível de seu planeta natal, onde cada thanagariano deve executar três coisas impossíveis. Aqui eles fazem chover para cima, atirar raios elétricos com as mãos e ver um objeto invisível. Um interessante curto conto de sci-fi, com os heróis apagando um incêndio, perseguindo bandidos em fuga num carro e capturando um ladrão que deixava obras de arte invisíveis.

E na segunda história da edição e última desta fase em The Brave and the Bold é The men who moved the world, onde três seres antropo zoomórficos sobreviventes de uma civilização anterior roubam um dispositivo para junto com um aparato de avançada tecnologia reposicionar a Terra e repetir as condições climáticas que permitiam que sua civilização sobrevivesse. Claro que estes objetivos colocam em risco a atual espécie dominante no nosso planeta.

De um modo geral são excelentes histórias de aventura num contexto policial e sci-fi. Minhas preferidas são as aventuras mais longas, divididas em quatro partes, que permitem criar um cenário melhor, mas nenhuma faz feio, nem é por demasiado simples. Fox, que tinha uma cultura de leitor de noveletas de ficção, se apropria de temas comuns a elas ou ao fantástico, e sempre o faz com excelência e a arte de Kubert só soma à aventura.

Em 1.989 todas estas aventuras foram coletadas num encadernado chamado simplesmente Hawkman. É um livro que enobrece qualquer coleção.