Hawkman, Silver Age Chronology: The Brave and the Bold, II


A edição #36 da série The Brave and the Bold de junho-julho de 1.96l trouxe mais duas rápidas aventuras dos Campeões Alados pela dupla Gardner Fox & Joe Kubert.

Na primeira Strange Spells of the Sorcerer há aparições de criaturas místicas depois que Mavis Trent declama um feitiço ancestral. Objetos raros são roubados quando as criaturas surgem e desaparecem, mas tudo é uma distração para o verdadeiro mago estabelecer seu domínio definitivo das artes místicas.

A segunda história The Shadow-Thief of Midway City é novamente uma grande trama de ficção científica, própria de Gardner Fox. Carl Sand, criminoso que acabou de cumprir pena, estuda a sua sombra para objetivos criminosos. Durante este processo faz contato com outra dimensão e auxilia um extra-terrestre que o presenteia com o dimensiometer que o permite ter domínio de sua sombra. O alienígena dias depois o avisa que ao usar o uniforme irá iniciar uma nova era do gelo, mas o ladrão não lhe dá ouvidos, preferindo o crime e acaba derrotado pelos Gaviões que anunciam ao leitor que estão retornando para Thanagar. Para preservar as identidades humanos irão informar que estão em férias.

Um ano depois a dupla retornaria ao título em The Brave and the Bold #42 (junho-julho/1.962) na história The Menace of the Dragonfly Raiders, onde agindo em Thanagar os heróis enfrentam o retorno de Byth, auxiliado por comparsas que também utilizam a mesma pílula que Byth usou e que estudou a fórmula. A história mostra o facínio de Fox por sociedades futurísticas com uso de tecnologia de pontas, controle climática, formas de pagamento moderno (há uma versão do cartão de débito, algo bem comum na sci-fi, diga-se de passagem) e começa a mostrar a sociedade thanagariana como um estado de extremo controle sobre os indivíduos e a sociedade. A princípio é algo comum, quase imperceptível, mas as décadas de acusações de “Fascista!” proferidos pelo Arqueiro Verde nos faz procurar qualquer indícios lá na fonte.

Mais um grande momento da dupla.
Tecnologia do Blogger.