Batman & Robin: Batman Renascido

Quando escrevi sobre Batman & Filho relatei que pouca coisa na indústria é tão bom quanto o primeiro arco de Grant Morrison numa série. E é verdade.

Depois da A batalha pelo capuz, decidiu-se que Dick Grayson será o novo Batman e Damian Wayne o novo Robin. E então começa a série cuja ação de tem vários focos: 1) a tentativa de Grayson de fazer juz à sombra de Batman; 2) a tentativa de Grayson de moldar adequadamente a personalidade de Damian; 3) a possibilidade de azeitar o relacionamento entre Grayson e Damian, de modo a criar um clima de confiança e honestidade.

No primeiro arco, repleto de cenas de ação temos o surgimento de uma nova galeria de vilões composta pelo traficante Sapão e o Professor Porko, uma espécie de auto-denominado rei do crime, e seu Circo do Estranho, enquanto a nova dupla dinâmica se apresenta para o Comissário Gordon e tenta seu lugar ao sol.. ou ao luar.

Não são raras as sequências onde Robin discorda de Batman ou age com violência desproporcional e que Dick sente-se inseguro de seu papel.

Um dos métodos de ação do Professor Porko é implantar uma máscara que desfigura a pessoa e a deixa obediente à suas ordens, além de a despersonalizar. Com a passagem da trama descobre-se que era uma droga extremamente viciante na forma de um vírus e que Porko pretendia usar a droga para chantagear a cidade, infectando a todos.

Uma garota consegue resguardar sua personalidade, apesar de temer a perda do rosto e por isto não retira a máscara, mas sobrevive ao processo sendo contatada pelo novo Capuz Vermelho.

Não deixa de chamar a atenção o fato que Sapão foi misteriosamente assassinado na prisão por outro personagem e que ele recebia o pagamento com dominós (veja a primeira sequência da série), além do fato de que o assassino deixou uma bucha de doze no local em que Sapão foi morto. Alguém estaria deixando pistas para o homem-morcego? Quem?

Porko imita o sequestrador de O silêncio dos inocentes
Por Grant Morrison e Frank Quitely, publicado originalmente em Batman and Robin #01-03 (agosto a outbro de 2.009) e no Brasil em Batman #92-93 (julho/agosto de 2.010), Panini Comics.