Novo Ubuntu!

Já está disponível a nova versão do sistema operacional Ubuntu produzido com base na distribuição Debian e mantido pela empresa Canonical e pela comunidade do software livre.

Com interface amigável e facilidade de instalação de programas graças à disponibilidade para tanto no menu, Ubuntu tem se firmado como uma distribuição estável. A cada seis meses a Canonical lança uma nova versão, sempre nos meses de abril e outubro.

O suporte de cada versão do sistema operacional é de dezoito meses, o quê na prática significa que durante este período de tempo a Canonical e a comunidade continuarão a fazer correções e releases da versão. Após o período você pode continuar a usar a versão que possui sabendo que ela não terá novas atualizações ou instalar uma nova versão.

Entre as novidades da nova versão temos a adoção do tocador de mídias Banshee em substituição ao Rhymthbox e a adoção definitiva da suite de escritório Libre Office em substituição à suite da empresa Sun Open Office. A suite Libre Office é um fork da suite Open Office. Fork é um termo de engenharia de computação e da comunidade de software livre que identifica que houve uma ruptura num projeto e que a partir de então passam a existir dois produtos. O projeto Libre Office é mantido pela comunidade de software livre e pela empresa ODF.

Para baixar o novo Ubuntu, versão 11.04 clique aqui.

Lembre-se você pode baixar o Libre Office (aqui) e o Banshee e continuar a utilizar a versão atual de sua distribuição. Você não é obrigado a atualizar versões!