O guia do mochileiro das galáxias

Versão da DC Comics
Finalmente eu li a obra de ficção científica “O guia do mochileiro das galáxias” (publicado originalmente em 1.979, mas tive acesso à versão da Editora Sextante, 2004) de Douglas Adams que funciona como um quadro de um programa de TV: piadas rápidas e muito enchimento de lingüiça no restante do tempo.

O livro tem piadas deliciosas como a do míssil que transforma-se em um baleia, além da clássica resposta para “a grande questão da vida, do universo e tudo o mais...”, mas no geral tem uma narrativa propositalmente confusa para fazer oposto à burocracia que compõem das decisões do livro. Para o fã da sci-fi clássica isto é terrível, por que tem-se a impressão que os personagens são patetas ridículos.

A trama: a Terra é destruída para se fazer uma via expressa interestelar, o último sobrevivente, Arthur Dent, é arremessado em uma jornada com Ford Prefect – um alien que passou 15 anos na Terra disfarçado como ator desempregado – e encontra o presidente da galáxia, um ladrão foragido que ocupa um cargo apenas para afastar dos olhos do público os verdadeiros responsáveis pelo controle de tudo, além de descobrir que os humanos são a terceira raça mais inteligente da Terra.

Pilhéria atrás de pilhéria o livro de 150 páginas é uma deliciosa piada um pouco longa demais. É o primeiro de uma trilogia de cinco partes (!) e já foi adaptado para os quadrinhos pela DC Comics anos atrás. Há também uma versão cinematográfica que reflete bastante o tom do livro.