The Legion vs. Robotica

Novamente a simplicidade da trama e sua óbvia inspiração no passado contrasta com o resultado final, bastante atual e interessante.

O arco mostrado em The Legion #10-14, com um prólogo na edição #9 mostram que Dan Abnett & Andy Lanning sabiam aonde queriam levar a Legião dos Super-Heróis do século XXXI.

Na edição #09 (agosto de 2002), um interlúdio cômico, temos Apparation & Timber Wolf às voltas com o bebê da moça e de Ultra boy – atualmente apaixonado por Saturn Girl e desconhecendo a existência do menino. A arte é de DeStefano e a edição ajuda a cimentar o mal uso dos clones de Gates.

Mas o arco trata mesmo é da invasão da raça Robotica, uma espécie de seres máquinas, que já havia destruído o planeta Xanthu (lar de Star Boy e Kid Quantum), e que ruma para a Terra. Próximo ao nosso mundo usa tecnologia semelhante ao conceito do fax – envio de sinais à distância para um receptáculo - para se manifestar por aqui, usando o corpo de Thalok dos Fatal Five.

A raça contamina o “terraformers” criados por Ra's Al Ghul, que compreendem as máquinas como a próxima evolução para a raça humana.

Para fazer frente à raça que aprisionou a Terra em um campo protetor intransponível a Legião usa o Legion World e o Mundo Bélico – que durante o evento Mundos em Guerra ocupou o espaço de Plutão.

A grande surpresa – nem tanto, mestre... - fica pelo fato que Computo é o responsável pela criação da raça Robotica e que deseja evoluir. Há meses o computador criado por Brainiac 5 estava disfarçado como Sr. Venge. A relação dele com Brainiac 5 lembra em muito um adolescente birrento tentando chamar a atenção de seu pai.

Nota-se a agenda dos coluanos que temem este próximo estágio evolucionário da raça robôtica – o medo que uma escravidão de eras antes, veja os números iniciais da série L.E.G.I.O.N. em 1.989 – e desejam eliminar a ameaça mesmo ao custo da Terra. Um pesquisadora enviada por Colu desaparece em ação ao tentar matar Brainiac 5 e destruir Computo.

No início da trama Kid Quantum é eleita a líder da Legião e Ayla Ranzz – a Sparks – assume seu lugar no Live Wire, homenageando seu irmão, apesar de ter que ficar à torta e à direito lembrando Kid Q para não chamá-la de Sparks.

Umbra, cujos poderes falharam no arco anterior retorna ao seu mundo natal. Timber Wolf é convidado por RJ Brande para ingressar na equipe.

No final do arco Ultra boy – cuja sogra (a mãe da Apparition) é a presidente da Terra – finalmente encontra Apparation e o bebê.

Texto Dan Abnett & Andy Lanning, finais de Lanning e arte de Olivier Coipel e Kev Walker.
Tecnologia do Blogger.