Contas

Adventure Comics é uma das séries mais antigas da DC Comics. Terminou em setembro de 1.983 no número 503, depois de ter apresentado quatro décadas e meia de histórias. Num período áureo apresentou a Legião dos Super-Heróis (Adventure Comics #300-380), que havia surgido na edição #247, como coadjuvantes de uma história do Superboy.

A série retornou em outubro de 2.009 com um número “01” estampado na capa e um número “504” pintado discretamente por cima. Depois de doze números do volume 3 da série onde apresentou histórias do Superboy (Connor, o clone) e algumas histórias de apoio da Legião dos Super-Heróis, além de histórias principais da LSH ligadas ao longo arco de histórias Novo Krypton.

A partir da edição 12 (515), Paul Levitz assume a série que passa a narrar histórias do passado a Legião com o Superboy clássico.

No número seguinte, como está sendo padrão no mercado a série muda a numeração para 516, abandonando a referência ao terceiro volume.

A Marvel já fez isto com Amazing Spider-Man, Fantastic Four, Daredevil (recentemente a Panini publicou o nº 500), Incredible Hulk (recentemente a Panini publicou o nº 600), Thor (também o nº 600), Avengers e Captain America (também o nº 600 e também recentemente publicado por aqui).

A DC fez com Superman e Wonder Woman (recentemente, no ainda inédito no Brasil, nº 600).

O próximo da lista é Homem de Ferro, que faz pela segunda vez a transformação. Anos atrás quando a soma de suas séries totalizou 400 ele fez a transformação, assim como os Vingadores que antes da Queda somaram 500 números. Ambos as séries foram reiniciadas e agora, Invincible Iron Man em suas várias séries soma 500 números. Com o lançamento do filme Homem de Ferro 2 no mercado de DVD e pay-per-view de tevês por assinatura, é mais uma forma de dar atenção à série em quadrinhos do personagem.

* * *

Talvez eu esteja enganado, mas a DC completa 75 anos sem nenhum evento arrasa-quarteirão para incendiar as bancas estadunidenses. O mercado mostra retração e a editora e a Marvel Comics estão reduzindo o preço de algumas séries mensais. Após esta fase, certamente virão alguns cancelamentos.

A linha WildStorm encerra sua trajetória em dezembro. Há três anos a editora faz uma série semanal (52, Contagem Regressiva e Trindade), mas decidiu-se por uma série quinzenal (O dia mais claro). Sinal que o formato anterior estava cansando.

Para comemorar o aniversário até o momento temos uma série de edições especiais com belas capas. Por algum motivo desconhecido, alguém da DC Comics decidiu que “Aço” (Steel), personagem que é um Homem de Ferro negro usando um martelo (Thor) e o símbolo do Superman deveria merecer uma edição especial. Sou capaz de citar cinquenta personagens da DC Comics mais importantes sem titubear. Mas talvez num triênio que tem filmes do Homem de Ferro, Thor e Superman o personagem consiga roubar alguma audiência e finalmente vender-se.