Astro City: O anjo caído

Um dos melhores arcos da série KURT BUSIEK'S ASTRO CITY volume 2 das edições 14 a 20, O anjo caído (The tarnished angel), publicado em encadernado pela Devir Livraria em novembro de 2006, é centrado na figura do Blindado, um criminoso dos anos 1.970 fracassado após duas décadas de prisão. Carlie Donewicz acabou de pagar seu débito com a sociedade e agora quer iniciar uma vida justa.

Mas a sociedade tem resistência para a ocupação de um ex-criminoso, especialmente se o sujeito vive numa cidade que ama seus heróis e sua pele é blindada de aço.



Relegado a retomar seu carreira criminosa, Blindado vê como única opção aceitar o trabalho de defender os moradores da Vila Kiefer – pouco mais que um cortiço – de uma misteriosa série de assassinatos de vilões de segunda categoria. Para tanto, mergulho nos sonhos e desilusões dos maridos, das esposas, das viúvas e dos orfãos.

Bem conduzida a história mostra que mesmo estando certo, os atos que Blindado não são bem visto pela sociedade que não se importa que alguém esteja matando seus vilões e assim, talvez, garantindo a segurança das ruas.

Como todas as séries ASTRO CITY, os personagens são baseados em arquétipos. Aqui o mais explorado é o do vilão que após uma experiência científica controlada (será?) teve sua pele recoberto de aço, semelhante então, a um vilão regenerado, coadjuvante das séries do Aranha e à origem do Luke Cage, Herói de Aluguel.



Kurt Busiek (roteiro), Brent Anderson (lápis), Will Blyberg (finais) e Alex Ross (capas e designers) nos mostram que mesmo quando as pessoas almejam serem anjos o destino os premia com uma função diferente.
Tecnologia do Blogger.