O segundo Robin

No início dos anos 1.980, RichardDickGrayson passou a fazer parte da equipe The New Teen Titans e lentamente abandonou a parceria com Batman, inclusive a identidade de Robin. Dick tornou-se então Asa Noturna.

Meses depois Batman adotou um novo garoto chamado Jason Todd, cujos pais haviam sido assassinados pelo Crocodilo. Imediatamente tornou-se o segundo Robin. Jason era praticamente uma versão mais jovem de Dick e a revisão de todo o Universo DC a partir de 1.987 permitiu que o personagem fosse reconstruído de maneira diferente: frenquentemente desobedecia e questionava o homem-morcego.

Impopular, o novo Robin foi assassinado pelo Coringa no popular arco “Morte em Família”, escrito por Jim Starlin e com lápis de Jim Aparo. A DC fez uma eleição por telefone, algo como os “0300” que temos hoje e dava a escolha aos leitores: deveria ou não o personagem sobreviver a um confronto com o Coringa?

Os leitores votaram em não e sob suspeitas de que um leitor tenha sido responsável pela diferença – ele teria votado centenas de vezes – o mais antigo sidekick morreu!

Ponto final.

Ponto final?