Death, consired as a state of mind!

All-Star Squadron # 19, DC Comics (março/1983) – Inédito no Brasil – Inverno de 1942. O A-SS (Jonnhy Quick, Robotman, Liberte Belle, Comandante Gládio, Flamejante e Tarântula) é atraído ao pavilhão da N.Y. World’s Fair, aparentemente desocupado, por uma mensagem em código morse.

Lá encontram a Sociedade da Justiça da América aprisionada por Onda Mental (Brain Wave), um vilão com poderes mentais aprimorados.

O vilão narra aos heróis que mantém a SJA em um estágio de sonho, enfrentando e vencendo inimigos japoneses, conforme o pedido do Comandante das Forças Armadas, que pediu a formação do Batalhão de Justiça da América (Justice Battalion of America) para utilizar melhor os recursos dos heróis da SJA (Johnny Thunder, Átomo, Gavião Negro, Espectro, Sr. Destino, Starman, Sandman, Dr. Meia-Noite e Mulher-Maravilha) durante a guerra1.

Ao seguirem para atacar o Japão o BJA é aprisionado pelo Onda Mental que utiliza-se de seus poderes para fazer ilusões onde eles perdem a batalha, sendo derrotados e mortos pelos japoneses.

Onda Mental desafia o A-SS a salvar os companheiros.

All-Star Squadron # 20, DC Comics (abril/1983) – Inédito no Brasil – O A-SS aceita o desafio de Onda Mental, mas acaba falhando...

Isso dá oportunidade para conhecermos a origem do Onda Mental, com direito a citação de uma aventura ocorrida em All-Star Comics # 08 (1941) e como o vilão implantou a influência primeiro na SJA e depois no A-SS, para meses depois obedecerem às suas ordens.

Há cortes com tramas de outros membros da SJA ainda não capturados, como Espectro enfrentando Kulak e sendo derrotado, Superman enfrentando Lex Luthor com a Pedra do Poder (de Superman # 17 – 1942), Batman salvando Robin das garras do Coringa (de Batman # 11 – 1942) e Flash impedindo uma tentativa de assassinato de Júlio César antes do tempo (All-Flash # 4 – 1942).

Estes heróis estavam ocupados, mas o Lanterna Verde, ouve a notícia do sinal em código Morse e vai até a Feira Mundial, entrando imediatamente no reino mental do vilão e desafiando-o.

O Lanterna consegue libertar os heróis, mas fica aterrorizado com a devastação que ele próprio faz no reino mental.

Argumento de Roy Thomas e lápis & finais de Jerry Ordway.