Martian Manhunter volume 2, III: Revelações

O número #18 inicia um arco com a recém-formada Sociedade da Justiça da América, ainda sem o Sr. Incrível. Kanto, assassino oficial de Darkseid, ataca a sede da equipe e rouba a essência vital de Sideral, levando J'Onn e a SJA à Apokolips. Anos antes quando Darkseid tentou dominar Marte, o Caçador e Kanto já haviam travado conhecimento.


No número #20, inicia-se o arco “Revelações” narrado por J'Onn e trazendo luz sobre o passado. Ele revela ter tido contato com os Kent no dia seguinte à queda da nave e conhecido a origem do bebê. Retornaria à fazenda oito anos depois, disfarçado como negro e enfrentaria o racismo em Smallville. Paralelamente agiu na equipe Justiça Experiente com a identidade de Penumbra de Bronze até que foi vitimado pelo Dr. Trapps, que matou o restante da equipe. Vagou durante dois anos pelos EUA desmemoriado até ser resgatado pela Sociedade da Justiça da América.

Isto justificativa, sob o ponto de vista de J'Onn J'Onzz, a escolha de múltiplas identidades a partir de então. Perder os amigos da Justiça Experiente foi um trauma tão grande quanto a perda da sua raça.

Na conclusão da primeira história, com Clark já adulto e já ciente de sua natureza alienígena, J'Onn se revela para ele e iniciam uma amizade. Ostrander, que trabalha com tantos elementos da cronologia como a inserção da Justiça Experiente, o Penumbra de Bronze e duas identidades de J'Onn em Smallville – uma delas, professora de Clark durante um ano! - abandona completamente a existência de um núcleo de Caçadores Cósmicos na cidade natal de Clark Kent. Seria a influência dos Caçadores que daria uma normalidade à infância do homem de aço.

No segundo capítulo de Revelações – que se passa durante os anos em que J'Onn perdeu a pista de Clark Kent – ele travou conhecimento com o Lanterna Verde Abin Sur que enfrenta um criminoso foragido. A narrativa deixa claro que os Guardiões na havia visitado Marte, mas o planeta não havia aceitado participar da Tropa dos Lanternas Verdes. Nasce um respeito de J'Onn por Abin Sur, que se estenderá aos seus sucessores.

A série segue para um encontro com o Batman e após um encontro com Espectro/Jim Corrigan, onde os detetives (Corrigan e Jones) ocultam segredos enquanto investigam crimes ligados à magia e zumbis. O encontro com a Liga da Justiça Internacional e o roubo de seus biscoitos pelo Besouro Azul & Gladiador Dourado é muito divertido, ainda de, do meio para o fim, perca a intensidade.

Revelações é um bom arco mas oscilante entre estabelecer uma cronologia de relacionamentos e ações de J'Onn e contar uma história verdadeira do personagem. Talvez se tomasse um único vilão e narrasse o enfrentamento entre este vilão e o marciano ao longo dos anos, enquanto investiga pistas falsas que o levassem a outros personagens do Universo DC a história fluiria melhor.