Continuações

Sempre que falo em continuações vem à minha memória duas situações distintas. Na primeira uma entrevista de Bill Murray com a SET (revista sobre cinema) onde ele revelava que estava decepcionado por Caça-fantasmas ter uma continuação e que a trama não necessitava disto.

Em outra memória o personagem Allan Harper (o ator Jon Cryer) finge ser Matthew Broderick num episódio da série de TV “Two and a half men” e o enfermeiro pergunta “Onde está a sequência de Curtindo a vida adoidado?” e depois o mesmo conclui “Dê ao povo o quê o povo quer!” - a brincadeira é que Jon na adolescência fez filmes imitando o estilo de Broderick, então havia aí uma sutil ironia.

A continuação geralmente é um produto inferior! Um sub-produto! Por favor não falem das continuações que são superiores aos originais, pois são pouquíssimas (Aliens, Terminator 2, The dark knight) e nem citem Senhor dos Anéis que na verdade é apenas um filme de 10 horas de duração dividido em três partes.

É assim que olho para Marvels II: Por trás da câmera, minisérie em três partes traduzida pela Panini. Uma continuação que não deveria ser produzida.

O projeto original era muito legal. Kurt Busiek já tinha uns dez anos na indústria mas ainda não tinha produzido nada de revelador e Alex Ross já tinha algumas experiências desanimadoras. Juntos somaram e tornaram-se astros da noite para o dia e a cada projeto Ross revelava-se mais qualificado e Busiek mais nerd – aqui no bom sentido da palavra.

Aqui a história parece uma cortina de retalhos dispostas apenas a tampar buracos da história original, inserindo mais drama entre os capítulos que já existiam.

Não é uma continuação realmente mas uma extensão da outra série e mesmo sendo bem costurada não funciona exatamente por que não é a primeira série e não tem o mesmo pintor. Ross foi substituído por Jay Anacleto. Dado o bom relacionamento entre Busiek e Ross – parceiros em Astro City que continua a ser publicada – e entre Ross e a Marvel – recentemente Ross produziu Vingadores vs Invasores – é de se supor que apenas não se interessou pelo projeto ou não ofereceram uma quantia relevante.

Certamente o projeto não tinha muito a oferecer. A história é apenas uma extensão tortuosa de outra história.

É uma pena!

Perderam todos!