Os melhores do mundo

Os melhores do mundo foi lançado em 1989, quando a amizade de Superman e Batman não era nada mais do quê um respeito mútuo. Belamente ilustrada em sem muitas licenças poéticas por parte da narrativa, mostra Lex Luthor com o visual empresário gordo e careca com mão mecânica, e um Coringa um pouco menos “louco” e mais “palhaço”, inclusive é com ele a maior licença poética, já que o vilão não é preso na série. Aparentemente Coringa havia pago seus débitos com a lei, e no momento da série estava livre e desempedido até o próximo crime, que não ficou comprovado na trama, já que na seqüência final da terceira edição, Batman põe fogo na roupa do palhaço, mas não o prende. Outra liberdade poética é criar uma relação entre Perry White e Superman, semelhante à relação Gordon e Batman, chegando ao ponto de Perry aconselhar o homem de aço no auto do edifício do Planeta Diário. Certamente sem problema maior, mas não retornou a acontecer na cronologia padrão.

Steve Rude voltaria ao Superman no especial que encontram o homem de aço com o Incrível Hulk, e Dave Gibbons apesar de escrever histórias para escritoras menores e o projeto The Originals (2003) para a Vertigo, só voltaria ao mainstream como autor em A guerra Rann-Thannagar (2005), parte dos eventos da saga Crise Infinita, e em seguida na mini-série Green Lantern: Recharge (2005) e na série mensal Green Lantern Corps (2006).

The World Finests # 01 (198?)/Os Melhores do mundo # 01, Editora Abril (maio-junho/1991) – A bela narrativa mostra Batman agindo em Gotham e Superman em Metropolis, ambos enfrentando emissários ou protegidos de seus nêmesis, Coringa e Lex Luthor, respectivamente. Entrecortando há a narrativa mostrando o dono de um abrigo para menores usar crianças para seus crimes, anos antes.

Bruce Wayne e Clark Kent, ambos com seus respectivos casting, vão à inauguração do Orfanato Midway, o quê terá relevância na trama, já que é sobre este local e seus herdeiros parte da narrativa. Ao mesmo tempo Luthor adquire um imóvel do Coringa em Gotham, e o palhaço do crime pede autorização para passar férias na outra cidade. Assim, os vilões trocam de cidade. Luthor pretende construir um novo orfanato, lembrando-se assim de sua infância humilde (a história sutilmente cita os eventos de Lex Luthor, Biografia não autorizada, dando a entender que por algum motivo, Coringa sabe que Lex matou os pais para herdar uma herança em seguros, mas como não se aprofunda, poderia simplesmente ser uma sugestão do palhaço que viu com maus olhos a origem do direito de Luthor).

Os heróis decidem visitar as cidades alheias, ainda que se admita que não será uma parceria.

The World Finests # 02 (198?)/Os Melhores do mundo # 02, Editora Abril (maio-junho/1991) – Superman enfrenta os homens de Luthor em Gotham, que fazem chantagem para que se venda imóveis, permitindo a ele se estabelecer na cidade. Coringa causa confusão em Metropolis, sendo perseguido pelo homem-morcego, enquanto Wayne usa sua máscara em Lois, que inicialmente não tem simpatia por ele. Na noite de Natal fica comprovado que Byron Wylie, fundador do Orfanato Midway ainda está vivo e existe um jogo de interesse entre o atual dirigente financeiro e Luthor, que deseja adquirir o orfanato. Luthor sabia que Oliver tinha segredos que eram conhecidos pelo Coringa, que adquiriu a sede do orfanato em Gotham.

Wylie retorna e louco põe fogo no local, morrendo junto com Oliver.

Sem saber o significado, Superman dá a Batman uma fita VHS de “A marca do Zorro”.

The World Finests # 03 (198?)/Os Melhores do mundo # 03, Editora Abril (maio-junho/1991) – A conclusão da trama, mostra os vilões agindo para ferir um ao outro. Coringa apaga as luzes de Ano Novo em Metropolis, e Luthor destrói alguns prédios em Gotham. Apesar de um belo efeito quando vemos o reflexo dos prédios sendo destruídos em Gotham City nos vidros da Mansão Wayne, sabemos hoje que a Mansão fica bastante afastada no centro da cidade e não pode ter este reflexo. Superman auxilia Batman no incêndio em Gotham, enquanto o inverso ocorre em Metropolis, com a tentativa de impedir uma explosão atômica. Resolvidos os problemas, os heróis se aproximam um pouco mais.

A – Dave Gibbons D – Steve Rude F – Karl Kesel
Tecnologia do Blogger.