Livros de quadrinhos

Recentemente a Panini publicou alguns livros licenciados pela Marvel. Desta safra gostei do Homem-Aranha - Ruas de Fogo do Keith R.A. DeCandido e Wolverine - Arma X do Marc Cerasini.

Devo esclarecer que o livro do Cerasini nada mais é do que uma longa extensão do texto do Barry Windor-Smith, e funciona muito bem.


O do Aranha é uma boa história com foco humano, mas tive problemas em aceitá-lo, visto que em muitos momentos ele apresenta uma visão que parece aprovar o uso de drogas - ou pelo menos, não se importa realmente se as pessoas estão usando ou não. Ainda assim não atrapalha em nada e é diversão garantida!


Mas engana-se quem pensa que a história começou agora. Mesmo na Editora Abril, famosa por não dar espaço para novos projetos, publicou dois livros que romanceavam episódios da série de TV Batman Adventures, um livro de contos do Superman e quatro do Batman. Ainda assim o ouro foi "Super-Homem, Morte & Ressurreição" de Louise Simoson.


Louise Simonson é o modelo para Abby Holland e foi assistente de editor durante anos na DC Comics e Marvel, inclusive tendo aparecido em uma história do Incrível Hulk. Anos depois assumiu tarefas editorais ligadas aos mutantes e foi responsável pela série "X-Factor" e "Novos Mutantes" (que assumiu depois da saída de Chris Claremont). Criou entre outros personagens famosos o Cable.
Em 1.991 Louise foi para a DC assumir uma nova série do Superman ("The Man of Steel", depois renomeada para "Superman, The Man of Steel") e em 1.992 ela recebeu o cargo de se responsabilizar pela continuidade das quatro séries do Superman, que então eram semanais. Assim ela era responsável pela fluxo de idéias entre Roger Stern, David Michelinie, Dan Jurgens e ela própria.
Com a morte do personagem em 1.992/93, ela ficou responsável por escrever este livro que compila de maneira eficiente, "O homem de aço" de John Byrne, e o trio de eventos "A morte do Superman", "O funeral do Superman" e "O reino dos Supermen" (ou Retorno, como ficou conhecido por aqui).
Para quem não leu a história das quatro séries é uma excelente oportunidade de ver um momento chave do homem de aço, narrado de maneira inteligente e sem os excessos de personagens da série, ainda que tenha uma fidelidade impressionante.
Vale a pena!