Dragonero, o caçador de dragões [Mythos, 2019]

[A trama]
Anos antes o reino se protegeu de demônios ao usar sangue de dragão para ativar um feitiço que manteve os demônios fora. Falhas nestas proteções fazem com que Myrva, uma tecnocrata, convoque o mago Alben e este a um ex-oficial do império Ian Aranill (irmão de Myrva) que traz seu amigo e parceiro de aventuras, Gmor, um orc. Eles deverão descobrir uma maneira de manter as terras de Erondar protegidas pela barreira do Valo.

[Opinião]
Publicado em Romanzi a fumetti 1 (2007) Dragonero é realmente um “romance gráfico” - termo que originou a expressão graphic novel. Além de apresentar personagens novos, um cenário diferente, ele consegue ir além e criar toda uma mitologia neste formato. É inteligente e hábil, mas não reinventa a roda, sua trama básica é a mesma trama básica de muitas sessões de RPG: mago é convocado para resolver um problema e “contrata” guerreiros que tem uma história entre si, além de o vilão ter uma ligação com o mago!

O quê Luca Enoch & Stefano Vietti (texto) e Giuseppe Matteoni fazem é dar um tom épico à trama e distribuí-la adequadamente em 292 páginas contando uma história com início, meio e fim e possibilidade de continuação. Poucos livros de fantasia medieval que li foram tão hábeis em construir um cenário e um universo. É crível, respeita sua inteligência e cria um elo com o leitor.

Dragonero é certamente um dos melhores lançamentos do ano e consegue agrupar ação, aventura, humor e o tom épico da fantasia medieval na dose certa, sem decepcionar. É previsível? Sim! Há algumas previsibilidades na trama, mas são padrão dentro do cenário adotado.

ISBN 9-788578-674113, Mythos Editora, fevereiro de 2019, R$ 34,90.