Black Hammer (v 3): Age of doom Part I [2019]

Por algum motivo insólito Jeff Lemire (texto) cancelou a série "Black Hammer" e iniciou a série "Black Hammer: Age of doom". Este encadernado, numerado na borda com o "3", reúne as edições 1 a 5 desta segunda série.

[A trama]
Lucy, a filha de Black Hammer, é agora a nova Black Hammer e ela tem respostas para onde estão os justiceiros transportados com seu pai. Mas alguém não quer que a verdade venha à tona e irá levar Lucy em sua viagem por distintas paragens!

[Comentários]
A edição tem cerca de 120 páginas e novamente flui bem, mas o ritmo começa a cair um pouco.

Lemire insere ou reforça a presença de personagens daquele universo, uma estratégia para permitir o lançamento de séries derivadas (Sherlock Frankestein & The Legion of Evil; Doctor Star & The Kingdom of Lost Tomorrows) e o universo continua a crescer com The Quantum Age, Cthullu Girl e Black Hammer '45.

Um mal comum no atual momento dos quadrinhos norte-americanos é que a série poderia perfeitamente ser publicada no formato de graphic novel com (talvez) 60 páginas e encontraria um tamanho ideal para não esticar demais a história.

A função deste volume é dar tempo para que Lucy (re)descubra quem traiu os heróis, algo que já desconfiávamos desde o volume 2 [Veja aqui review do volume 1]. Apenas fica a dúvida sobre o porquê, já que apenas o equilíbrio de forças não me parece um bom motivo.

Lemire constrói bons momentos como quando Lucy navega entre dimensões na "Cabin of Horrors" da Madame Dragonfly ou quando a heroína encontra com um contador de história e sua excêntrica família, cujos nomes lembram o universo dos editores de livros. Fica claro, porém, a sensação de que poderia ter tomado menos páginas.

Dean Ormston - que não é o artista das séries derivadas - continua a entregar um trabalho competente e bem acabado, capz de ir da ficção científica para o terror/mistério com facilidade.

No geral mais um bom momento para a série, mas é um volume de "meio", que necessita de pré conhecimento para se importar com o quê está sendo narrado ali.


















Black Hammer (volume 3): Age of doom, part I
ISBN 978-1-50670-389-3
Dark Horse
janeiro de 2019