COPA 2014 VS THE SIMPSONS: É o futebol tão previsível assim?



Quando todo mundo falou do episódio You Don't Have to Live Like a Referee, 16º episódio da 25ª temporada da série de TV THE SIMPSONS e suas coincidências com a COPA DO MUNDO 2014 eu fui assistir ao episódio ainda que, admito, não gosto do esporte. Mas a série de animação com 25 temporadas e mais de 500 episódios é outra história. Crítica dos costumes norte-americanos, THE SIMPSONS é quase uma instituição há uma geração.

[TRAMA]
LIZA escolhe o pai como herói – após Marie Curie ser apresentada por um outro aluno – e o elege como símbolo de retidão. Em consequência a FEDERAÇÃO DE FUTEBOL o escolhe para árbitro e ele mantêm a imagem de incorruptível para a filha, ainda que haja dezenas de tentativas para corrompê-lo – algumas hilárias sendo exibidas nos telões dos estádios, atualmente chamados de ARENAS.

Por estas e outras acaba apitando a FINAL da COPA 2014, um jogo entre BRASIL e ALEMANHA, onde o astro da SELEÇÃO DE FUTEBOL DO BRASIL (El Divo) finge uma falta. Assim o pênalti não cedido por HOMER leva a sentimental SELEÇÃO BRASILEIRA a perder o CAMPEONATO DE FUTEBOL – afinal, por aqui, a responsabilidade é sempre alheia, nunca do time.

[OPINIÃO]
A série é piedosa com o BRASIL. Não há crítica à falta de estrutura do país nem às obras. Acho até que os produtores não estudaram o contexto do país no último ano. Então apenas as piadas de sempre: sexualização, alegria exacerbada, sedução pelo estrangeiro e destruição da AMAZÔNIA.

Se o astro do time no episódio tem as características do astro na vida real e se uma disputa é “prevista” com uma rodada do campeonato não há mistério: há dezenas de listas de países na final e os autores apenas escolheram algo que refletisse a história do esporte. Quando ao fingimento de faltas e CORRUPÇÃO DE JUÍZES NO FUTEBOL, bem… ora… “prefiro não comentar”!

No mais a grande impressão que fica é que o FUTEBOL e seu principal CAMPEONATO INTERNACIONAL, a COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DA FIFA, é altamente previsível!