Doctor Who: Utopia, The Sound of Drums e Last of the Time Lords (2007)

 Exibido em 16, 23 e 30 de junho de 2007, a trilogia composta pelos episódios Utopia, The Sound of Drums e Last of the Time Lords foi escrita por Russell T Davies e dirigida por Graeme Harper (episódio Utopia) e Colin Teague e encerra a temporada da série 3 de Doctor Who.

[A trama]
O décimo Doutor (David Tennant) vai com sua companheira Martha Jones (Freema Agyeman) para o futuro, mas a presença do Capitão Jack Harkness (John Barrowman) do lado externo da TARDIS, faz com que a nave em forma de cabine telefônica vá para 100 trilhões de anos no futuro, nos últimos momentos do universo. Ele jamais havia ido tão longe!

Lá os últimos remanescentes da humanidade estão em conflito com canibais e o universo está a ponto de entrar em colapso.

Resta uma chance: uma grande nave que poderá levar os remanescentes para um lugar desconhecido, apropriadamente chamado de Utopia.

Apesar do êxito do Doutor e seus companheiros em corrigir a nave, descobre-se que o cientista responsável – o Professor Yana (Derek Jacobi) é, na verdade, o Mestre (John Simm), velho contrafeito do Doutor, que tinha utilizado o expediente de pôr a memória em um relógio, como o lorde do tempo já havia feito em episódios anteriores da temporada.
Rejuvenescido o Mestre rouba a TARDIS deixando o trio à mercê de um ataque de canibais, enquanto a humanidade parte para as estrelas. Mas o Doutor destrói o sistema de navegação da nave, obrigando que o próximo usuário retorne ao momento que partiu para sua última viagem – ou um intervalo de dezoito meses.


  
No episódio seguinte The Sound of Drums Doutor, Martha e o Capitão retornam ao presente – o quê demonstra que o Doutor pode viajar no tempo sem a TARDIS – e descobrem que o 1º Ministro eleito, Harold Saxon, é o Mestre disfarçado, que captura os parentes de Martha, faz o trio os inimigos públicos números 1, 2 e 3 da Inglaterra e anuncia publicamente o Primeiro Contato com a raça tacaflane, rompendo um acordo com os EUA que aparentemente não permitiria aceitar publicamente contato com alienígenas. A sequência é interessante: enquanto o presidente dos EUA está irritado com Saxon, este se mostra irônico e infantil, e quando na Fortaleza Voadora Valiant – muito semelhante ao Aero Porta Aviões da SHIELD – os aliens chegam para estabelecer o contato, o presidente assume a dianteira, mas é assassinado em rede nacional.

Descobrimos que o Mestre chegou 18 meses antes e se estabeleceu criando uma identidade falsa e se casando com Lucy Saxon (Alexandra Moen). Através de sugestões de hipnose, Saxon consegue ser eleito apesar de não ter plataforma política – uma alusão não tão discreta aos políticos de fato.

Com apetrechos que permitem sua ocultação o trio tenta derrotar o Mestre, sem sucesso. O Capitão é capturado e morrerá infinitas vezes para ressuscitar em seguida. O Doutor tem seu corpo envelhido mais 100 anos, ficando aprisionado e Martha foge.

O último episódio desta trilogia, Last of the Time Lords, mostra o claro conflito entre o desejo de justiça e proteção à humanidade do Doutor e a esperança de que não seja necessário matar o Mestre. E mais! O Doutor tem esperanças em corrigí-lo.

Martha passa um ano em viagem pelo mundo procurando uma arma criada pela Torchwood e UNIT que poderia matar o Mestre.
 
A situação se complica um pouco mais no ramo da ficção teórica: os tocaflane são os últimos sobreviventes da raça humana que foram para Utopia e descobriram ser uma farsa! Enlouquecidos passam a colaborar com o Mestre que se utilizou da TARDIS para criar a Máquina do Paradoxo: os tocaflane retornariam ao passado para destruir a raça humana, criando um paradoxo.

Capturada e com a arma destruída, Martha ri do Mestre no momento em que ele envia a frota tocaflane para dominar o universo. Tudo se releva um plano: com a mentira de uma arma capaz de destruí-lo o Mestre permitiria que Martha navegasse pelo mundo, tencionando tomar possa da arma, evidentemente.

Mas a arma era falsa e o plano tratava de “levar a palavra” do Doutor através do mundo e unir os pensamentos em um momento especial, que permitisse reconstruir a realidade e reenergizar o Doutor, que passou o último ano integrado à rede Archangel, criado pelo Mestre. O Doutor é reenergizado e enfrenta o seu antagonista, criando em seguida um vórtex que reconstrói a realidade apagando o último ano.
Derrotado o vilão é assassinado em seguida e seu corpo cremado pelo Doutor – mas há indícios claros que não seria a última vez que ouviríamos falar do Mestre. Curiosamente, sendo um senhor do tempo, o Mestre impede o processo de criação de mais uma personalidade para si no momento de sua morte.

Apesar da reconstrução da realidade as pessoas que estavam no centro dos eventos recordam-se dos fatos. Por isso Martha decide abandonar o Doutor para cuidar da família, bastante sofrida nas mãos do 1º Ministro e Jack retorna à Torchwood, sugerindo que será a Face de Boe, presente desde a série 1 de 2005 nas aventuras do Doutor. Note que meses antes foi a Face de Boe que revelou que o Doutor não estava sozinho.

Sozinho o Doutor aciona a TARDIS e repentinamente se choca com a proa de um navio!

(-1)
0
(+1)
Utopia
The Sound of Drums
Last of the Time Lords