Pular para o conteúdo principal

Game of Thrones [3x06] – The climb

Exibido originalmente em estreia mundial em 05 de maio de 2013, The climb (A escalada) tem o título que faz referência a dois momentos do episódio. O primeiro é a escalada da Muralha pelos selvagens e os riscos advindos disto. O segundo é a escalada de ganância e poder de Petyr Baelish que recebe dos roteiristas um impressionante discurso, mas destoa do nível de manipulação do personagem, avesso a admitir publicamente seus interesses. Aqui admite para Varys numa sequência que funciona bem na TV, mas é uma criação exclusiva desta mídia.

Por sinal, este e o episódio seguinte, estão cheios de sequências e criações exclusivas para a TV, como o fato de Ygritte admitir que sabe que Jon Snow ainda pertence à Patrulha da Noite.

Com o motim da Patrulha, por sinal, agora temos apenas uma rápida passagem com Samwell Tarly e Gilly – e seu bebê sem nome, filho de Crasten. As sequências com Bran Stark também perdem a força, com personagem demais e coisas de menos para fazer. Nos livros há muita magia e histórias, que na versão da TV perdem a importância e passam a mostrar o conflito interno no grupo, um jogo de confianças e esperanças.

A confiança de Arya Stark é traída quando Melisandre de Ashai chega ao acampamento e paga para levar Gendry. Thoros e Beric tornam-se traidores aos olhos da menina Stark. Nota-se claramente que a trama envolvendo Gendry irá tornar-se a trama do filho bastardo de Robert Baratheon que vivia em um castelo afastado e foi resgatado pela feiticeira e por Davos Seaworth, rapidamente mostrada mas não desenvolvida deste modo na segunda temporada. Nos livros além do castelo, a feiticeira toma posse de um filho bastardo de Robert.

Theon Greyjoy continua a ser torturado sem saber maiores detalhes sobre seu captor, que brinca terrivelmente com ele, enquanto lentamente o aleija e Edmure Tully, irmão de Catelyn, é prometido a uma das filhas de Walden Frey. Edmure está infeliz, mas aceita para compensar sua pouca importância em eventos anteriores. Com isto Robb Stark pretende compensar a sua traição ao casar-se secretamente com Talisa depois de ser prometido a uma Frey.

Em Harrenhall, Roose Bolton anuncia que enviará Jaime Lannister para Porto Real junto com o ex-meistre Qyburn, mas manterá Brienne de Tarth. Jaime passa a temer o destino de Brienne nas mãos de Locke.

No final do episódio uma rápida sequência com Loras e Sansa, antes da moça – e por extensão Shae – saber que se casará com Tyrion, e depois a revelação, o quê a deixa em prantos e arrependida de não ter aceitado a oferta de Mindinho, que parte para o Vale no final do episódio, depois de seu discurso.

Uma sequência exclusiva da TV mostra um duelo verbal entre Tywin Lannister e Lady Olenna, ele interessado no casamento do jovem Loras com Cersei Lannister e criando a ameaça de torná-lo membro da Guarda Real, o quê poderia terminar com a descendência dos Tyrell, já que membro da Guarda não pode se casar, assim como possuir bens. Não há referência alguma ao fato de que ele já havia se tornado membro da Guarda de Joffrey Baratheon em pagamento aos atos de bravura durante A batalha de Blackwater. A série também suprime a existência de um irmão mais novo aleijado.

Pouco antes do fim do episódio, ainda em seu discurso, Petyr Baelish revela a Varys que sabe que foi Ros que o traiu e que a cedeu para um “amigo”. Em uma sequência silenciosa vemos Joffrey sentado na cama com sua balestra e logo amarrada e cheia de setas a prostituta Ros, a personagem original da série de TV que recebeu mais diálogos até o momento. Aqui se encerra sua participação na série.

[Crítica]
O discurso de Baelish funciona bem na TV, mas quem rouba a cena são os eventos em Harrenhal, bem construídos e com um par de atores – e personagens – que se completa. De resto o fascínio por “mulheres velhas” profundamente sábias e ardilosas ganha a simpatia dos espectadores na pessoa de Lady Olenna na boa sequência com Tywin Lannister. Mas a “fraqueza” do Tyrion, bem diferente do anão ardiloso dos livros já começa a afetar a preferência de quem assiste. Neste e no próximo episódio ele está por demais amigo de Cersei e com Shae parece um adolescente apaixonado.

Apesar da longa sequência de escalada, o núcleo de Jon Snow parece sobrar na trama, impressão que transcorre também nos livros nas tramas de Jon e Daenerys, que se passam muito longe do núcleo de Porte Real e da Região dos Rios.

Mas graças à ação dos episódios anteriores a leveza deste e do episódio seguinte pode passar despercebida.































Postagens mais visitadas deste blog

EaD: Como estudar sozinho em casa

Lost – A sexta temporada: Um resumo bem pessoal de Lost, até o episódio 9 da sexta temporada.

Existe uma ilha com propriedades magnéticas e místicas. Magnéticas por que há um contador da energia que se acumula na ilha. E místicas por que ela possui um mecanismo que pode ser utilizado para alterar sua posição no tempo e espaço.

Dois seres habitam esta ilha. Um deles, Jacob, está impedindo que o outro, ainda sem nome, saia.

Jacob pode sair da ilha e pode atrair pessoas para lá.

A função de Jacob é impedir que o outro saia da ilha. O segundo deseja matar Jacob para poder sair.

Este segundo pode se tornar uma fumaça escura que agrupada pode se tornar pessoas – geralmente entes queridos mortos – ou ser usada para destruição. Durante muitos anos, nós expectadores, achávamos que era nano-tecnologia que tem conceito semelhante.

Em 1.867 um navio chega a ilha trazendo Ricardo que se tornará agente externo de Jacob. Ricardo se torna imortal graças aos poderes de Jacob.

Um núcleo de pessoas sempre habitou a ilha. Possivelmente atraídos por Jacob. Sempre.

Após enterrar uma bomba de hidrogên…

O único animal, Luís Fernando Veríssimo

O homem é o único animal...
...que ri
...que chora
...que chora de rir
...que passa por outro e finge que não vê
...que fala mais do que papagaio
...que está sempre no cio
...que passa trote
...que passa calote
...que mata a distância
...que manda matar
...que esfola os outros e vende o pêlo
...que alimenta as crias, mas depois cobra com chantagem sentimental
...que faz o que gosta escondido e o que não gosta em público
...que leva meses aprendendo a andar
...que toma aula de canto
...que desafina
...que paga pra voar
...que pensa que é anfíbio e morre afogado
...que pensa que é bípede e tem problema de coluna
...que não tem rabo colorido, mas manda fazer
...que só muda de cor com produtos químicos ou de vergonha
...que tem que comprar antenas
...que bebe, fuma, usa óculos, fica careca, põe o dedo no nariz e gosta de ópera
...que faz boneco inflável de fêmea
...que não suporta o próprio cheiro
...que se veste
...que veste os outros
...que despe os outros
...que só lambe os outros
...que tem cotas de emigração
...qu…