#LSH Reboot, 1994-95: The White Triangle War


[White Triangle War]

A trama da recuperação de Saturn Girl começa em Legionnaires #26 (junho) com a história Authority de Tom McCraw & Tom Peyer, Jeffrey Moy e WC Carani, onde o professor de Imra vem para a Terra para auxiliá-la. Mas ao final da edição a moça fica em um estado infantilizado, ainda não plenamente recuperada.

O resto da edição tenta estabelece a pressão que a Embaixadora Wazzo exerce na equipe em função da presença de sua filha Tinya (Apparition) que, por sua vez, tenta acertar as pontas com Ultra boy. A presença da moça quando o garoto recebe uma convocação faz com que vá em missão com a Workforce para prender ladrões de material radiativo, exatamente alguns membros do White Triangle que usam armadura.

Cosmic Boy pede à Presidente Chu a saída de Kinetix da equipe, atualmente sem poderes (→ Legion of Super-Heroes Annual #06). Pedido feito, pedido negado. E a edição termina com a Andromeda sendo arremessada na sede da equipe.

Julho trás Legion of Super-Heroes #70 com Beyond Belief (Mark Waid, Jason Armstrong, Ron Boyd). A história é concentrada no processo de cura de Andromeda que sofre com envenenamento por chumbo, mal comum aos daxamitas. Ela foi atirada à sede depois de uma confronto com membros do White Triangle que destroem o transuit, que a protege do chumbo.

A cura se baseia no fato de que Brainiac V encontrou a pesquisa original de Vril Dox II (→ LEGION). É um espaço para extravasar o racismo e xenofobia da heroína e atualizar os leitores sobre suas culpas: ela deixou alguns agitadores fugirem e em seguida eles espancaram Triad, deixando-a às portas da morte.

Completa a edição a saída de Kinetix (→ Legion of Super-Heroes Annual #6), críticas da Embaixadora Wazzo (mãe de Apparition) à equipe e Violet encontra um ornamento triangular no apartamento de Andromeda. Como é o símbolo dos xenófobos, cria-se a ideia de que ela é uma possível traidora.

Eyes of hate! (Legionnaires #27, julho – 1995, Tom Peyer & Tom McCraw, Mike Collins, WC Carani) dá sequência à trama. No espaço daxamitas superpoderosos destroem alguns portais estelares matando viajantes. Isto põe RJ Brande em campo. Neste momento Live Wire, ainda afastado da Legion, o visita e descobre a condição atual de Saturn Girl.

Na Terra, xenófobos passam a atacar casais inter-raciais e Cosmic Boy exige explicações de Andromeda.

Desesperada e manipulada, Andromeda recorre ao seu embaixador, que a ameaça com o retorno para Daxam, onde ela não teria poderes. Ela então, decide oferecer a cura para o envenenamento por chumbo. Ultra Boy procura Apparition e enquanto tentam resolver suas diferenças são atacados pelos xenófobos.
Ao levar o caso de Andromeda à Presidente dos Planetas Unidos, Cosmic Boy é surpreendido pela resolução de que a heroína deve permanecer na equipe por pedido do Embaixador Roxxas.

Heaven and Hell (LSH v4 #71, McCraw, Peyer & Waid; Lee Moder; Boyd) é uma das histórias mais fortes desta fase. Os daxamitas superpoderosos do White Triangle querem impedir que RJ Brande consiga estabelecer relações diplomáticas com os transmutadores de Tromm, uma raça secreta e pacífica que poderia fazer uma diferença na balança dos Planetas Unidos. Eles chacinam o planeta pouco depois de Brande sair de lá com aquele que será o último membro da raça. 

A sequência lembra uma passagem da clássica saga A saga das trevas eternas, quando daxamitas queimam um planeta usando a visão de calor.

Retornando para casa Kinetix acaba perdida entre os buracos dos stargates, já que os portais foram fechados.

Começa dentro da Legião o núcleo chamado de “esquadrão de espionagem”, formado por Invisible Kid, Chameleon, Triad, Violet e Apparition, todos com poderes que facilitam a espionagem. E é isso que eles fazem em Legionnaires #28 (ago/1995, Tom Peyer & Tom McCraw, Joyce Chin, WC Carani) em Nightfall, onde disfarçados como durlanianos respondem a ataques de membros da White Triangle e os capturam, para estresse de Cosmic Boy que deixa claro que não é esta a missão da equipe. O quê não impede que o Invisible Kid use técnicas de tortura para tentar conseguir informações com os White Triangle.

Embaixador Roxxas encoraja as ações do White Triangle e cede o soro de Brainiac 5 para um quarteto de daxamitas para que eles destruam os Planetas Unidos, ao mesmo tempo em que debocha da ingenuidade de Andromeda. Irritada, a moça que assistia a tudo com seus poderes, foge da sede da Legião para acertar as contas.
Os quatro daxamitas começam a destruir as estações de controle de clima. Percebendo a situação Cosmic Boy pede a Leviathan que peça auxílio a Workforce.
 
Four Hoursemen (Legionnaries Annual 2)escrita por Mark Waid, Tom McCrawy, Tom Peyer, arte de Jeffrey Moy & W. C. Carani e edição de KC Carlson mostra o ataque de quatro daxamitas à Terra. 

Lembre-se que os daxamitas são essencialmente racistas e xenófobos e imagine o clima da aventura como uma referência implícita à Superman II, o filme onde o herói de aço enfrenta os vilões kryptonianos.

Aqui é a mesma coisa. No desenrolar da trama descobrimos que o embaixador daxamita conseguiu o soro com Andromeda, mas como Brainiac V havia criado especificamente para o padrão genético da moça, um efeito colateral foi enlouquecer os alienígenas. Resultado a batalha: a equipe Workforce destruída e as mortes de Apparition e Andromeda.

Fator positivo do evento foi que Live Ware retorna à LSH e Saturn Girl consegue superar o trauma, assim como o início da colaboração com Jan Arrah o último dos alquimistas tromianos, que colabora em um plano para abrir um portal para enviar o quatro daxamitas para seu mundo de origem.

É uma excelente edição, capaz de fascinar até quem não tem muita simpatia pela Legião e termina com um segredo muito adequado à trama: Andromeda está viva e é mantida prisioneira no Planet Hell.
























Tecnologia do Blogger.