GrimJack em StarSlayer

GrimJack surgiu como história de suporte em StarSlayer da First Comics, uma série produzida por Mike Grell. Sua primeira história foi na edição #10 e esteve na série até a edição #17, quando em seguida ocorreu o inevitável cross-over.

Criado por John Ostrander (texto) e Timothy Truman (arte), GrimJack é John Gaunt, um ex-soldado das Demon Wars que vive em Cynosure, onde tem um bar (MUNDEN'S BAR) no perigoso bairro Pit e tornou-se um mercenário de aluguel a quem esteja disposto a pagar seu preço. Cynosure, por sua vez está localizada em uma encruzilhada de dimensões, onde um bairro ou uma rua pode estar em uma dimensão com regras físicas distintas. Assim magia pode funcionar aqui e ali ou mesmo a ciência.

Mostrado como um homem amargo e maduro, na faixa de 50-60 anos, GrimJack tem um visual estiloso – jaquetas, capas, cachecol, boina e cicatrizes de batalhas – e uma moral ambígua, que o tornam um personagem vivo, palpável. Lembra para os leitores atuais em muitos momentos Wolverine, mas é com lembrar que quando foram produzidos as aventuras, o mutante da Marvel já era popular, mas não ao ponto de tudo imitá-lo.

Mortal Gods” (StarSlayer #10 e 11) mostra a busca de uma sacerdotisa por seu deus. Ela Elvanna, alta sacerdotisa dos kyrians, ele, o deus, conhecido como Manwyyes. Mal sabia ela que na dimensão de Cynosure ele não passava de um simples homem, triste e em fuga de suas responsabilidades. A ação fica por conta do confronto com um adorador de outro deus que deseja matar Manwyyes e sua sacerdotisa.

Buried Past” é uma trama mais elaborada. Um antigo companheiro, Mick Crocker, contrata GrimJack para matá-lo em definitivo, pois se tornou um vampiro, mas antes descobrir a trama em que se envolveu. Crocker, também mercenário, foi contratado para encontrar Miranda pelo pai da moça, mas se deparou com vampiros e traições. Com cinco capítulos, de StarSlayer #12-16 é uma excelente história que estende o interesse pelo personagem, com uma narrativa adequada, revelando os interesses políticos que norteiam as pessoas em Cynosure.

Já “Night of the Killer Bunnies” (edição #17) com finais de Bruce Patterson mostra GrimJack e seu chapa BlacJac auxiliando alguns funny animals contra um killer animals. Nenhuma novidade, mas como é curta é bastante divertida.

Para terminar “Blood and Thunder!”, mostra o nosso mercenário preferido sendo contratado para resgatar StarSlayer. Apesar da arte de Truman e do texto de Ostrander é uma aventura de StarSlayer e faz mais sentido se os leitores conhecerem a tripulação e as motivações da série. Mas como aventura de resgate funciona bem e mostra bem os valores de GrimJack, capaz de abrir mão de seu pagamento para não deixar.