Michael Moorcock's
Multiverse é uma série em 12 partes escrita por Michael
Moorcock e publicada no selo Helix da DC Comics, um
selo de sci-fi que teve uma breve vida na segunda metade dos
anos 1.990.
O principal título do selo, Transmetropolitan de Warren Ellis & Darick Robertson, foi transferido para o selo Vertigo e o Helix foi encerrado em 1.998.
O principal título do selo, Transmetropolitan de Warren Ellis & Darick Robertson, foi transferido para o selo Vertigo e o Helix foi encerrado em 1.998.
Multiverse narra três
aventuras distintas que irão se fundir próximo ao final da série,
e em geral tratam da busca de um aspecto do Campeão Eterno
conhecido como Silverskin assim
como revelar sua ligação
com as tramas apresentadas e com todos os campeões eternos da ficção
do escritor inglês.
As histórias são
Moonbeams & Roses, que apresenta personagens que
apareceram no livro The Revenge of the Rose (1991) e Blood
(1995).
É desenhada por Walt Simonson (Orion, Thor) e bastante criticada por ser impenetrável para os leitores que não conhecem o ciclo de livros chamado The Second Either do autor.
O recurso de utilizar o próprio autor como personagem da trama, que mostra um jogo de manipulação em vários níveis não funciona muito bem, mas talvez leitores que conheçam o ciclo por completo e se importem com os personagens achem a trama interessante. Basicamente a Rose do título está em uma luta para salvar o multiverso.
É desenhada por Walt Simonson (Orion, Thor) e bastante criticada por ser impenetrável para os leitores que não conhecem o ciclo de livros chamado The Second Either do autor.
O recurso de utilizar o próprio autor como personagem da trama, que mostra um jogo de manipulação em vários níveis não funciona muito bem, mas talvez leitores que conheçam o ciclo por completo e se importem com os personagens achem a trama interessante. Basicamente a Rose do título está em uma luta para salvar o multiverso.
A segunda história é
The Metatemporal Detective que traz Sir Seaton Begg
como o investigador em uma trama à la Sherlock Holmes,
envolvendo assassinatos e a fundação do Partido Nazista em
uma Terra levemente diferente. Apesar de bastante simples em termos
de narrativa, esta sequência é criticada pela escolha de Mark
Reeves, um artista adequado à história, mas sem um traço de
apelo comercial, sendo mais indicado ao mercado alternativo de
quadrinhos.
A terceira história é
Duke Elric, ilustrada por John Ridgway (Hellblazer –Pecados Originais, Hellraiser) e que traz uma aventura de Elric
no Oriente Médio em cerca de 1000 a.D.
Nota-se claramente que Elric após a conclusão de Stormbringer (publicado no Brasil como A espada diabólica, 1975), ressurgiu no Oriente Médio e viveu longas aventuras. Ao final, depois de encontrar o Silverskin e concluir a trama de toda a série, Elric retorna ao seu mundo místico original, encontrando inclusive um amigo querido que havia sido deixado para trás ao final da novela. A trama infelizmente, apesar da boa caracterização de Ridgway sofre com cortes abruptos e narrativa pouco estruturada. Indicado apenas para fãs muito radicais de Elric e Moorcock.
Nota-se claramente que Elric após a conclusão de Stormbringer (publicado no Brasil como A espada diabólica, 1975), ressurgiu no Oriente Médio e viveu longas aventuras. Ao final, depois de encontrar o Silverskin e concluir a trama de toda a série, Elric retorna ao seu mundo místico original, encontrando inclusive um amigo querido que havia sido deixado para trás ao final da novela. A trama infelizmente, apesar da boa caracterização de Ridgway sofre com cortes abruptos e narrativa pouco estruturada. Indicado apenas para fãs muito radicais de Elric e Moorcock.
Multiverse em geral
apresentava 12 páginas de Moonbeams & Roses (eventualmente 14 ou
16) e 4 a 6 páginas de The Metatemporal Detective e Duke Elric,
eventualmente menos. A critica especializada admite que não é uma
boa maneira de ser introduzido aos trabalhos de Moorcock,
especialmente pelo espaço que a trama Moonbeams & Roses toma da
série e ao fato que ela é mais hermética que as restantes.
Como conselho pessoal, indico que os leitores a pularem a série e irem direto para ElricThe Making of a sorcerer (2004) também escrita pelo próprio
Moorcock e desenhada por Walt Simonson, que é melhor
estruturada e tem uma narrativa baseada em início, meio e fim,
bastante compreensível para o leitor de quadrinhos médio e é capaz
de introduzir adequadamente os personagens para os leitores que não
os conhecem, sem dificuldade alguma.