Review: O que o Brasil quer ser quando crescer?

Gustavo Ioschpe é uma grata surpresa em VEJA, onde escrever artigos mensais, geralmente na terceira semana do mês, sobre educação, pois faz uma análise não só algo corajosa e evidente, como põe o dedo na ferida e demonstra as soluções, tornando-se certamente persona non grata a dirigentes sindicais, diretores incapazes, professores omissos à sua verdadeira função e políticos mensaleiros.

Graduado em ciência política e administração estratégica pela Universidade da Pensilvânia (EUA) e é mestre em economia internacional e desenvolvimento econômico pela Universidade Yale (EUA), o economista analisa as escolas a partir de índices e demonstra com uma transparência perturbadora por que somos uma massa de semi-letrados (ou semi-analfabetos, se preferir) e que não nos importamos com isso, pelo contrário: estamos mistificados com o discurso dos sindicatos de baixos salários, salas cheias, baixo índice de investimento e falta de tecnologia – os três primeiros são mentiras escabrosas e o último não faz diferença para o aprendizado, como não fez para nós com mais de 30, para nossos pais, nossos avós, etecetera.

Talvez o maior erro de nossa geração seja acreditar que a escola está melhor que antes baseado unicamente em índices de matrícula e aprovação. Quando fiz a 1ª série no ensino público em 1.982 eu terminei o ano sabendo ler e escrever. Em matemática a divisão era simples soma e subtração no primeiro ano, multiplicação e divisão no segundo e problemas a partir do terceiro. Como posso avaliar uma escola que deixa para a sexta série a exigência de saber ler, como melhor que a escola que frequentei?

O livro é uma coletânea de seus artigos na revista, alguns com versão mais extensa, e também uma análise da realidade educacional do Brasil, além de um extenso artigo da realidade em Xangai, China, que enfrentou com sucesso problemas semelhantes ao Brasil. Muitas das soluções para nós estão na China, basta saber olhar.

Faça um favor para o Brasil: dê o livro de presente para seu coordenador, seu professor, o diretor da escola em que seus filhos estudam, sua família. Ajude a mudar a realidade do Brasil.

O que o Brasil quer ser quando crescer?, Gustavo Ioschpe, ISBN 978-85-65530-18-7, São Paulo: Paralela, 2012.

Termino com uma citação: “Não se produz um vale do sicílio [em um país] com [72% de] analfabetos funcionais”, Gustavo Ioschpe.