George R R Martin: Semelhanças

É evidente que todo fã de primeiro momento de George R R Martin quer encontrar semelhanças entre seu romance de ficção científica – A morteda luz - e sua As crônicas de gelo & fogo.

É uma tentação boba, quase infantil dos leitores, já que As crônicas se passa em um mundo medieval e A morte da luz, em um mundo decadente mas com uma longa história registrada e acesso à tecnologia característica dos romances de ficção científica.

Não resistindo à tentação às vezes a palavra Valíria soa semelhante quando se lembra o contexto: na Valíria das Crônicas iniciou a civilização e alto-valiriano é uma língua e uma civilização antiga em A morte da luz.

Tudo, assumo, coincidências. Coincidências infantis.

Mas em A dança dos dragões, 1ª edição, pg 327, é narrado que Ramsay Bolton, anteriormente Ramsay Snow, solta mulheres nuas na floresta, dá um dia de vantagem e sai a persegui-las com armas, companheiros e cães famintos.

Apesar de ser um esporte bárbaro que poderia caber em qualquer narrativa de ação ou fantasia, quando se observa a obra de Martin nota-se a coincidência, já que em A morte da luz há um clã que usa como passatempo um “esporte” semelhante.

Tudo certamente não passa de uma coincidência, do uso da mesma situação (um esporte sangrento) apenas para que o autor não tenha que criar e descrever uma nova. Em Crônicas ele apenas é mencionado e descrito rapidamente, em A morte da luz há uma passagem inteira com uma longa perseguição.

Mas não deixa de uma semelhança.