Os Novos 52: Dark, três quintos é uma boa conta

A Panini resolveu aproveitar o conceito da série mensal Vertigo na nova série Dark, já que ambas tem espaço para cinco aventuras.

Dark traz Liga da Justiça Dark (eu prefiro Liga da Justiça Sombria, ou “das trevas”), Homem Animal, Ressurreição, Eu, Vampiro e Monstro do Pântano.

As aventuras de Homem-Animal de Jeff Lamire & Travel Foreman, Eu, Vampiro de Joshua Hale Fialkov & Marcelo Maiolo e Monstro do Pântano de Scott Snyder & Yahick Paquette, que perfazem 3/5 da edição estão entre o melhor da produção “sombria” da nova era da DC Comics. Tanto o texto, quanto a arte são convincentes e realmente nos convencem a adquirir a próxima edição.

Já a Liga e Ressurreição é apenas mais do mesmo, sem grandes novidades.

A proposta da DC é trazer de volta estas aventuras sombrias para o Universo DC padrão, evidentemente passando à margem. As aventuras citam os heróis da editora, Superman e Batman pululam em Monstro do Pântano, Andrew Bennett desencoraja sua adversária justificando o grande número de heróis, mas fica-se com a impressão de cenas “forçadas” para deixar “claro, sem sombra de dúvida” que o universo é o mesmo. Claro que se centenas de pessoas fossem assassinadas em Boston e aguardassem o amanhecer, se houvesse um universo de heróis, certamente um surgiria para investigar a cena.

Quem gosta da atual VERTIGO (Panini), gostará de DARK, e afinal aproveitar 60% da edição é um grande acerto