Os Vingadores: Os Sentinelas atacam!

Nas edições #102-104 da série The Avengers, Roy Thomas, que havia trabalhado há pouco com Neal Adams nos X-Men resolveu dar sequência a uma trama dos mutantes da editora, trazendo de volta à Terra os robôs Sentinelas, que graças à argumentação de Ciclope (dos X-Men) haviam ido ao sol para conseguir erradicar as mutações. 

Peter Corbeau, coadjuvante clássico das Marvel em questões astronômicas, comunica aos Vingadores anomalias nas explosões solares no astro rei. 

Os robôs já na Terra, sequestram a mutante da equipe: Vanda, a Feiticeira Escarlate para que ela funcione como bateria para um transformador que iria esterilizar a humanidade! Séculos depois eles criariam o ser humano em laboratório anulando completamente a possibilidade de mutação genética! 

Mas os heróis tem poucas informações sobre os Sentinelas (e estranhamente a SHIELD também... !?!), o quê criar dificuldades para resgatar a moça, fazendo com que o impaciente Pietro procure o Juiz Chambers para localizar Larry Trask, filho de Bolivar Trask criador dos Sentinelas originais.

Os Vingadores rumam para a Austrália para enfrentar os robôs e resgatarem Vanda, enquanto Pietro e Larry vão de avião, mas o velocista retira o colar que inibe os poderes mutantes de Larry e seu poder de prever o futuro retorna. 

Ele prevê a destruição do nosso planeta!

Note a pouca sutileza de Thomas: o filho do responsável pela construção dos robôs que tinham como função destruir os mutantes era mutante!

Quando Pietro e Larry chegam à Austrália e à base dos Sentinelas, o irmão de Wanda se fere é resgatado por uma pessoa misteriosa (nem tanto, vá para Fantastic Four #131)

Após a batalha que se segue o Sentinela 2 é destruído por seus companheiros por apresentar diferenças dos seus, ou seja, uma mutação, um recurso muito inteligente do Thomas. Se ele é um mutante e todos os mutantes devem ser destruídos... muito legal.

Mas infelizmente Larry morre esmagado. 

Por Roy Thomas (texto), Rick Buckler (lápis) e Joe Sinnott (finais)

Tecnologia do Blogger.