Fringe, 4ª Temporada

Em setembro de 2011 a série de TV Fringe retornou para mais uma temporada. Garantido a temporada o risco ainda não tinha diminuído, mas ao menos estava sob controle. Explico: a série havia sido transferida da quarta para a sexta-feira, uma troca que indicava uma trajetória para o cancelamento em breve. Mas, além de manter os índices, Fringe conseguiu ampliá-los.

A trama é a seguinte: Peter Bishop conseguiu de alguma maneira reunir versões alternativas de Walter Bishop (seu pai) e Oliva Dunham (parceira na Divisão Fringe, onde ele e seu trabalham como consultores).

Ele acredita que as duas equipes irão trabalhar em conjunto para resolver um problema de destruição de ambos os universos.

No entanto, no processo ele foi apagado da existência!

Os Observadores, em primeira instância responsáveis por tudo por terem salvo o garoto na infância, acreditam que o destino de Peter foi cumprido e que ele deveria ser realmente apagado. Mas sabem que há uma falha: Peter está tentando entrar em contato com a equipe Fringe, ainda sem sucesso.

Na abertura da temporada a Divisão Fringe tem que aceitar a participação do Agente Lee desta dimensão – existe um equivalente na outra dimensão desde o início da 3ª temporada e sua popularidade convenceu os produtores a criar a versão daqui – numa investigação que mostra que há transmorfos em ação. Olivia desconfia que Walternative os está controlando e escondendo a informação já que ambas as equipes são obrigadas a compartilhar os conhecimentos.
O início de temporada é normalmente moroso. No episódio seguinte eles contratam um professor que ensina o comportamento humano para conseguir pistas de sua versão na outra dimensão que é assassino serial. Se isto não é suficiente o terceiro episódio da quarta temporada mostra a ligação empática entre um gigantesco fungo e um garoto, criando o preâmbulo necessário para Walter narrar que resgatou Peter da outra dimensão mas o gelo fino do lado rompeu-se e o garoto morreu afogado.

Walter acredita estar alucinando e chega a iniciar uma lobotomia mas é interrompido por Olivia que admite ter a mesma alucinação e mostra um desenho para o cientista.

Peter misteriosamente retorna.

Antes do gap o resto dos episódios é sobre Peter Bishop tentando provar sua origem e restabelecer as ligações de amizade e companheirismo, sendo rechaçado por Walter (que esteve em risco de voltar para a Clínica, já que em um universo sem Peter ele está sob responsabilidade do FBI) e incapaz de voltar ao nível de romance com Oliva (que mostra em vários momentos uma simpatia especial pelo Agente Lee).

Curioso início.