Pular para o conteúdo principal

Estreia na HBO Game of Thrones


No próximo domingo oito de maio, estreia no canal por assinatura HBO a série de fantasia Game of Thrones que adapta a obra de George RR MartinSong of Ice and Fire” uma série de livros de fantasia medieval centrados na disputa pelo poder.

No episódio inicial “Winter is coming” (1x01) somos apresentados parcialmente aos Sete Reinos e à Muralha – no extremo norte. A Muralha protege os reinos da invasão dos “Caminhantes Brancos” e da magia; porém como não há ataques há muito tempo e pelo nível das pessoas recrutadas para cuidarem do bloqueio, a fortificação caiu no descrédito, tornando-se apenas um mito, uma história para amedrontar as crianças.

A “mão” (um espécie de gerente responsável por cuidar dos interesses do rei) falece e o rei pede ao amigo de infância Ned Stark, lotado em Winterfell (a meio caminho entre Porto Real e a Muralha) que assuma a vacância.

Stark entre em conflito pois vive em paz com a esposa, cinco filhos do casamento e um bastardo. Fica bem claro o nível de amizade entre Robert (o rei) e Ned, antigos amigos ao ponto do rei deixar claro que caso a irmã do segundo não tivesse falecido seria sua esposa. De modo a firmar os laços de sangue entre as famílias Robert pede que seu filho se case com Sansa, a filha mais velha de Ned.

Ao mesmo tempo, o casal de herdeiros do rei deposto por Robert dezessete anos antes, firma uma aliança com uma tribo de bárbaros selvagens. A jovem é dada em casamento à Khal Drogo, algo que só pode descrito como uma aliança entre reinos ou estupro (escolha a que te apetece) em troca da possibilidade de usar seu exército para retomar o Trono de Ferro.

Com um excelente episódio de abertura, que corre por fora do padrão de uma hora e meia ou duas, já que ele é enxuto, Games of Thrones é uma série fácil de se apaixonar: os personagens são fascinantes e tridimensionais e as motivações são claras.

A HBO já anunciou a segunda temporada para 2012. Cada temporada de 10 (ou 12) episódios irá adaptar cada um dos livros de Martin, que foi convidado para o cargo de produtor executivo da série.

Uma excelente oportunidade de conhecer uma nova mitologia no início.

Postagens mais visitadas deste blog

EaD: Como estudar sozinho em casa

Lost – A sexta temporada: Um resumo bem pessoal de Lost, até o episódio 9 da sexta temporada.

Existe uma ilha com propriedades magnéticas e místicas. Magnéticas por que há um contador da energia que se acumula na ilha. E místicas por que ela possui um mecanismo que pode ser utilizado para alterar sua posição no tempo e espaço.

Dois seres habitam esta ilha. Um deles, Jacob, está impedindo que o outro, ainda sem nome, saia.

Jacob pode sair da ilha e pode atrair pessoas para lá.

A função de Jacob é impedir que o outro saia da ilha. O segundo deseja matar Jacob para poder sair.

Este segundo pode se tornar uma fumaça escura que agrupada pode se tornar pessoas – geralmente entes queridos mortos – ou ser usada para destruição. Durante muitos anos, nós expectadores, achávamos que era nano-tecnologia que tem conceito semelhante.

Em 1.867 um navio chega a ilha trazendo Ricardo que se tornará agente externo de Jacob. Ricardo se torna imortal graças aos poderes de Jacob.

Um núcleo de pessoas sempre habitou a ilha. Possivelmente atraídos por Jacob. Sempre.

Após enterrar uma bomba de hidrogên…

O único animal, Luís Fernando Veríssimo

O homem é o único animal...
...que ri
...que chora
...que chora de rir
...que passa por outro e finge que não vê
...que fala mais do que papagaio
...que está sempre no cio
...que passa trote
...que passa calote
...que mata a distância
...que manda matar
...que esfola os outros e vende o pêlo
...que alimenta as crias, mas depois cobra com chantagem sentimental
...que faz o que gosta escondido e o que não gosta em público
...que leva meses aprendendo a andar
...que toma aula de canto
...que desafina
...que paga pra voar
...que pensa que é anfíbio e morre afogado
...que pensa que é bípede e tem problema de coluna
...que não tem rabo colorido, mas manda fazer
...que só muda de cor com produtos químicos ou de vergonha
...que tem que comprar antenas
...que bebe, fuma, usa óculos, fica careca, põe o dedo no nariz e gosta de ópera
...que faz boneco inflável de fêmea
...que não suporta o próprio cheiro
...que se veste
...que veste os outros
...que despe os outros
...que só lambe os outros
...que tem cotas de emigração
...qu…