Estreia na HBO Game of Thrones


No próximo domingo oito de maio, estreia no canal por assinatura HBO a série de fantasia Game of Thrones que adapta a obra de George RR MartinSong of Ice and Fire” uma série de livros de fantasia medieval centrados na disputa pelo poder.

No episódio inicial “Winter is coming” (1x01) somos apresentados parcialmente aos Sete Reinos e à Muralha – no extremo norte. A Muralha protege os reinos da invasão dos “Caminhantes Brancos” e da magia; porém como não há ataques há muito tempo e pelo nível das pessoas recrutadas para cuidarem do bloqueio, a fortificação caiu no descrédito, tornando-se apenas um mito, uma história para amedrontar as crianças.

A “mão” (um espécie de gerente responsável por cuidar dos interesses do rei) falece e o rei pede ao amigo de infância Ned Stark, lotado em Winterfell (a meio caminho entre Porto Real e a Muralha) que assuma a vacância.

Stark entre em conflito pois vive em paz com a esposa, cinco filhos do casamento e um bastardo. Fica bem claro o nível de amizade entre Robert (o rei) e Ned, antigos amigos ao ponto do rei deixar claro que caso a irmã do segundo não tivesse falecido seria sua esposa. De modo a firmar os laços de sangue entre as famílias Robert pede que seu filho se case com Sansa, a filha mais velha de Ned.

Ao mesmo tempo, o casal de herdeiros do rei deposto por Robert dezessete anos antes, firma uma aliança com uma tribo de bárbaros selvagens. A jovem é dada em casamento à Khal Drogo, algo que só pode descrito como uma aliança entre reinos ou estupro (escolha a que te apetece) em troca da possibilidade de usar seu exército para retomar o Trono de Ferro.

Com um excelente episódio de abertura, que corre por fora do padrão de uma hora e meia ou duas, já que ele é enxuto, Games of Thrones é uma série fácil de se apaixonar: os personagens são fascinantes e tridimensionais e as motivações são claras.

A HBO já anunciou a segunda temporada para 2012. Cada temporada de 10 (ou 12) episódios irá adaptar cada um dos livros de Martin, que foi convidado para o cargo de produtor executivo da série.

Uma excelente oportunidade de conhecer uma nova mitologia no início.