Morreu na última segunda-feira, 21/02, o autor
Dwayne McDuffie, conhecido pelo trabalho com o selo
Milestone, animações da
Warner Brothers e mais recentemente por uma fase na série da
Liga da Justiça.
McDuffie, negro, sempre acreditou com o mercado de hq's deveria ter uma representatividade maior e oportunidade igual para os negros. Criou e gerenciou o selo
Milestone que agregou autores negros e personagens idem. O selo foi parcamente publicado no Brasil, resumindo-se a uma edição pela editora Magnum e um cross-over com as séries do Superman em especial
Superman The Man of Steel na época escrito por Louise Simonson e com arte de Jon Bogdanove. Este evento chama-se
Quando os Mundos Colidem!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjL4RrzW5oiIRun4WLo188y2dpZkGrmyye8YPte5UFfbEgZ_rdIEfNx-J2qZMkegdYb3FVspWJ-QsBLLrwQhQ-gg455XNJTbLfwXrz_KX89IJ35GoZh8jn_6wG9h-vQQi2V9PhKWISGTNQ/s400/Hardware+%252343.jpg)
McDuffie trabalhou com animações de sua própria criação (
Ben10 e sua franquia) e com as séries Justice League e Justice League Unlimited, em ambas produzindo um trabalho que chama a atenção para qualidade e caracterização certeira dos personagens. Pelo bom trabalho nas séries da TV foi convocado pela DC Comics para conduzir a série mensal da equipe após a saída de Brad Meltzer.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlHFAm11UtKa9B9ttA2d86FrY8W0_9orQyhR5orO15mfhZN91x1k9aBlntB6QuxZsQNziIiNAOF5UpZIGdPspPCZrMAozoT5cNsoKaEntbufjHaH17iU-l1zGXVQ6eoayCZFSvAZxySDs/s400/jla31.jpg)
Sua histórias sofreram graves interferências editorais e são em geral consideradas um período negro para a equipe. Tendo que trabalhar com personagens secundários e perdendo e ganhando à sua própria revelia membros para a equipe a todo momento, além de ter que lidar com os macro eventos da DC Comics como
O planeta dos condenados,
Novo Krypton,
Descanse em paz e
Crise Final, o autor deixou claro seu descontentamento em seu fórum na Internet e foi punido com a demissão da série. Fica a lição que foi sabiamente seguida por
J M Straczynski na
Marvel quando
Joe Quesada – seu amigo, amigo? - alterou diversas tramas do Aranha e o autor calou-se, assinando o roteiro das aventuras como seu.
McDuffie produziu ainda uma série chamada “
Milestone Forever” que “fundiu” os personagens do sub-universo Milestone com o universo oficial da DC Comics a “Nova Terra”, um desdobramento dos acontecimentos de um arco na série da Liga.
Em 2.010 trabalhou na adaptação da Liga da Justiça: Crise em duas Terras e agora em 2.011 trabalhou na adaptação do roteiro de All-Star Superman, baseado em uma série de Grant Morrison & Frank Quitely.
Pela soma dos bons produtos que deixaram que ele lançasse no mercado e como ser humano engajado em uma causa, McDuffie irá fazer falta no mercado.