Os leões de Bagdá

Em maio de 2.008, ainda com a selo Vertigo sob o controle da Pixel e sem evidenciar que em breve a trajetória receberia novos rumos, a Panini Comics traduziu o álbum Os Leões de Bagdá que meu grande amigo DJ Yuga de BH me presenteou nesta passagem de Natal de 2.010.

A obra fala sobre a fuga de quatro leões do zoô de Bagdá, mas lembra “A revolução dos bichos” e seus discursos sobre liberdade, condicionamento, esperança de dias melhores e desilusão. Na história os leões e outros animais pensam e agem de acordo com as suas características.

Texto de Brian K. Vaughan e arte belíssima de Niko Henrichon, a obra pode facilmente se juntar às obras de Joe Sacco sobre a guerra e política.

A edição tem bela apresentação e é um excelente presente. 'Brigadão Yuga.

Brian K Vaughan é roteiristas e a Panini está publicando duas obras duas: Y, o último homem (no quarto volume) e Ex Machina (no quinto volume). Ele tem diversos trabalhos para as grandes editoras de quadrinhos, como a série Fugitivos para a Marvel Comics.

DJ Yuga em sua identidade secreta trabalha com publicidade em BH. Ele nasceu na Guanabara e passou a infância e adolescência num cantinho do mundo chamado Nanuque. Quem quiser segui-lo no "tuiti" é só rastrear @djyuga.