Lançamentos: Reinado Sombrio #10 e #11

Reinado Sombrio é aquela simpática série mensal da Panini Comics que mostra várias ações de Norman Osborn como dirigente da organização MARTELO e dos Vingadores Sombrios. Imitando a verdadeira mutação de Wolverineque é aparecer em uma dúzia de séries mensais todo mês – Osborn ainda tem tempo para dirigir administrativamente a equipe Thunderbolts e perseguir os Guerreiros Secretos de Nick Fury.

A edição #10 de Reinando Sombrio é composta por Dark Avengers #09 de Brian Michael Bendis (roteiro) e Mike Deodato (arte) onde Ares descobre a ligação entre seus filho e Nick Fury e Victoria descobre que Norman não está tão controlado quanto pensa.

Boa trama, mas ligada à trama maior do Universo Marvel.

Secret Warriors #8 e #9 por Jonathan Hickman e Alessandro Vitti mostra Norman tentando matar Nick Fury, apenas para descobrir que é um MVA e o “Guerreiros Secretos” fugindo dos Vingadores Sombrios.

Sabe-se lá como meninos conseguem fugir de psicopatas e de um deus da guerra!

A edição Reinado Sombrio #11 é composta por Dark Avengers #10 da mesma equipe do número anterior, que mostra uma cidade onde as pessoas desaparecem e os Vingadores Sombrios são obrigados a irem até o local por favor político.

Surpresas e mais loucura para Normie...

Thunderbolts #136 de Andy Diggle, Pop Mahn e Carlos Rodriguez mostra a fuga de Viúva-Negra e Soprano e a revelação de Flagelo é o Bazuca (do arco Demolidor - A queda de Murdock). Sombras, espionagem, reviravoltas, Normie nervoso com a fuga, mas falta algo para o leitor se importar com o destino dos personagens e a razão para Carrasco, Fantasma e Paladino traírem a equipe e permitirem a fuga. Em alguns momentos dá sono!

E para concluir Secret Warriors # 10 por Hickman e Vitti que mostra vários momentos da história de Alexander – o filho de Ares – criando uma linha cronológica e sentido para as tramas que vinham acontecendo. O garoto é levado para um julgamento, onde deuses de vários panteões iram analisar se ele está pronto para ascender para a qualidade de semi-deus.

No fim Secret Warriors parece um filme longo e tortuoso sobre a relação entre pai e filho e Dark Avengers parece a vitória definitiva do mal, deixando um louco no poder. As duas séries, especialmente, Dark Avengers, merecem ser lidas, mas é difícil encarar as buchas que somam ao título, sejam elas Thunderbolts ou Deadpool ou X-Men.

* * *

A esta altura do campeonato a Panini já devia ter fazendo publicidade de O cerco, o próximo evento a ser traduzido nos quadrinhos Marvel. Este evento não necessita de Dark Avengers para ser entendido, mas quem leu a série, assim como Novos Vingadores, Thor e Capitão América achará tudo bem mais saboroso.

Lembrem-se que com O cerco termina o Reinado Sombrio e por extensão a série nacional homônima.

Que título irá substituir Reinado Sombrio?