1001 discos para ouvir antes de morrer

Nos gostamos de listas.

É sempre interessante nos aconselharmos com alguém sobre determinado assunto, ainda que Nick Hornby disse à VEJA (aqui) que a atual relação do ouvinte com a música é bem diferente. Em sua adolescência, por questões econômicas, ele comprava um LP e o ouvia dezenas, centenas de vezes. Agora um adolescente com iPOD pode fazer o download de centenas ou milhares de CDs completos e ouvir músicas importantes apenas uma vez, sem dar nenhum momento de atenção à letra, composição, melodia, etc.

A facilidade de acesso tornou a música descartável. Complemento.

Horby ainda diz outras coisas interessantes sobre conservadorismo dos valores defendidos pelo hip-hop/RAP. Vale a pena ler a matéria.

Mas voltando às listas temos o link para 1001 discos para ouvir antes de morrer que traz link para download dos álbuns que compõem o livro, cuja sinopse é "Em 1001 discos para ouvir antes de morrer, 90 jornalistas e críticos de música internacionalmente reconhecidos apresentam uma rica seleção dos álbuns mais inesquecíveis de todos os tempos. Abrangendo desde as origens do rock ‘n’ roll nos anos 50 aos mais recentes sucessos, este livro vai guiar você por diferentes tendências sonoras e mostrar o poder que a música tem de representar as aspirações e os sentimentos de toda uma geração. Embora grande parte do livro seja dedicada ao rock e ao pop, há também dezenas de boas indicações de jazz, blues, punk, heavy metal, disco, soul, hip-hop, música experimental, world music, dance e muitos outros estilos."

Excelente oportunidade para experimentar uma sonoridade diferente.
Tecnologia do Blogger.