Socorro!: A revolução da Panini

Mês que vem (ou será este?) a Panini Comics completa cem meses no mercado nacional, traduzindo histórias da editora americana Marvel Comics e noventa traduzindo o material da editora americana DC Comics.

Neste oito anos e quatro meses a editora fez acertos e alguns erros.

O maior erro foi o lançamento de duas edições em encadernado e capa dura que se esgotaram mas não passaram pelos devidos cuidados. As páginas de Batman – Silêncio e Vingadores & Liga da Justiça soltam durante uma leitura. Para piorar a editora nunca fez uma segunda edição das obras.

Os acertos foram a regularidade e quantidade de lançamentos.

Nunca vi tantas séries e tanta opção, o quê ironicamente fez com que algumas séries vendessem pouco. Com muitas séries no mercado algumas perderam a visibilidade e muitas perderam a relevância.

É o mal da quantidade de séries.

Antes se comprava Tex, Fantasma, Homem-Aranha, Hulk, Batman e Superman por que só havia eles nas bancas. Hoje a quantidade de títulos de qualidade é tão grande que é impossível comprar tudo que sai.

Limitados a comprar só o quê é bom, deixando de investir em materiais divertidos e alternativos.

Novamente o mercado também não auxilia.

Algumas séries como Goon (Mythos, tradução da Dark Horse sobre um violento mata-zumbis) ficam completamente inacessíveis. Saem em um encadernado caro e eu mesmo só comprei por que achei em um sebo por R$ 5,00.

Analisando o material, achei divertido, mas achei o valor que paguei justo e ficaria muito arrependido se tivesse pago o preço de capa.

Então o primeiro item é que com tantos materiais em bancas, o leitor começou a escolher o quê vai comprar!