Crise Final: O apocalipse, o arco

Renee Montoya é católica e vive em negação por causa de sua homossexualidade. Ao longo da série GCPD ela manteve um relacionamento estável, mas com o assassinato do colega Crispus Allen entrou em um ritmo intolerável de bebedeiras e autodestruição, inclusive pedindo desligamento da Polícia de Gotham City.

Contratada por Questão (Vic Sage), durante a série semanal “52” investigou uma tentativa de destruição em massa orquestrada pela Intergangue e com conotações religiosas. Ao final da série, com a morte de Sage, a quem já tinha se afeiçoado, assumiu o papel de Questão.

Posteriormente esteve envolvida com A bíblia do crime e uma seita que adora Caim, cujo livro de referência fazia citações aos eventos de Crise Final.

Crispus Allen era um policial honesto, pai de família e incorruptível. Depois de assassinado por um colega de Departamento foi fundido à entidade considerada “o espírito da vingança de Deus”, o Espectro. Numa de suas primeiras missões teve que punir o filho mais novo! O garoto por vingança, mata o assassino do pai e agora o pai, uma entidade mística que obedece a poderes superiores o leva para o além. A família enterra o garoto e sofre com a perda do esposo/pai e do filho caçula. Isto perturba o julgamento do Espectro.

A Lança do Destino foi incorporada à mitologia dos quadrinhos por Roy Thomas para explicar por que os heróis da Terra-2 não derrotaram Hitler. A Lança que havia sido usada para perfurar o dorso de Jesus na crucificação é um objeto místico que deixa seu possuidor no controle de super-seres.

Caçadora é uma vigilante de Gotham City. Com origens mafiosas – seus pais, ligados à Máfia foram assassinados -, a heroína é professora durante o dia e vigilante à noite, agindo sem a aprovação do homem morcego, ainda que eventualmente tenha colaborado com ele na LJA e durante a Terra de Ninguém. É, na verdade, uma versão de uma personagem criada para a Terra-2 que era filha de Batman e Mulher-Gato.

Vandal Savage
é um vilão imortal da DC Comics. Criado originalmente na Terra-2, desde a reconstrução do universo editorial da DC esteve presente em várias tramas especialmente às ligadas ao Flash, à Sociedade da Justiça, ao Ressurrection Man, aos Titãs (a série de 1.998), além de muito ligado ao evento DC Um Milhão, sendo um dos vilões principais.

Iniciou-se a Crise Final. Questão enfrenta membros da Seita de Caim, que não a aceitam como líder. Espectro pune vilões do DCU, mas não consegue fazer frente à Libra.

O espírito da vingança é enviado para punir Renee, mas a antiga amiga o reconhece o que gera várias páginas de diálogos.

Surge uma nova entidade mística, a “Misericórdia”, encarnada no corpo de uma freira violentada.

A seita de adoradores de Caim usa a Lança do Destino para perfurar Vandal Savage, em cujo corpo reencarna Caim que decide vingar-se do Espectro.

A equação antivida foi lançada nos meios de comunicação e Espectro, Renee e Misericórdia são ilhados em uma igreja em Gotham City.

Com todo o questionamento que passa o espírito de Allen, permite-se então que o Espectro seja alvejado pela Lança do Destino e escravizado por Caim/Vandal.

Caçadora, heroína de Gotham City, também religiosa une-se aos heróis pouco antes do Espectro, obedecendo a ordens de Caim entoar a equação antivida para atingir aos poucos sobreviventes – a equação por sinal é antivida = solidão + alienação + desespero + autoestima ÷ zombaria ÷ condenação ÷ equívoco x culpa x vergonha x fracasso x julgamento.

Questão, Caçadora e Misericórdia armam um plano então para fazer frente à Caim e ao escravizado Espectro. Montoya percebe que a culpa pelo julgamento do filho domina o espírito de Crispus e ressuscita o garoto com a Lança do Destino, une novamente o Espectro e o colega.

Num ato de megalomania típico dos quadrinhos é aqui que todos os efeitos da equação antivida é eliminada da população da Terra – já que isto não fica muito claro na série principal.

Incapaz de matar Caim em função de um edito de Deus, Espectro o transporta para a Terra, mas deixando a marca visível de modo que quem o ver entenderá quem ele é.

A história é frustante e a arte de Phillip Tan, às vezes quase um rascunho mal acabado não ajuda. Com narrativa difícil de ser entendida, cortes demais o que atrapalha a história não é os fatos anteriores, mas o entendimento que não funciona adequadamente durante o mega-evento.

Em síntese uma seita religiosa encarna um anticristo para dominar a Terra num momento de grande dificuldade, e após ganhar algumas batalhas, a seita é derrotada por um ato exagerado dos heróis.

Talvez com outro artista (um Tom Mandrake quem sabe?), a história fluísse melhor.

Texto de Greg Rucka, arte de Phillip Tan e finais Jonathan Glapion.

Veja mais sobre as Crises aqui.