Jonah Hex um bom quadrinho de western que faz falta

Jonah Hex é um pistoleiro deformado da DC Comics, e suas séries normalmente tratam de um contrato de recompensa. O pistoleiro tem que encontrar alguém, seja um vilão ou uma pessoa desaparecida, descobrindo, não raro, sujeiras sobre o próprio contratante.

Suas séries dos anos 1970/80 foram publicadas no Brasil pela EBAL em Os Reis do Faroeste, aproveitando a inclinação nacional para o tema. Por sinal Os Reis do Faroeste e Superman em formatinho em Cores foram as últimas séries da editora, tendo a primeira alcançado o ano de 1.984.

A Editora Abril publicou histórias do pistoleiro em Heróis em Ação, mas assim como com quase todos os outros personagens, rendeu-se a republicações.

O personagem foi transferido para Superman a tempo da série a la Mad MaxHex”. Michael Fleicher e Mark Texeira transferem o pistoleiro para um futuro apocalíptico. A sobrevida a série foi menor no Brasil que nos EUA. Por aqui não chegou à meia dúzia de histórias certamente em função da publicação de Crise nas Infinitas Terras.

Apesar de má afamada os eventos da série “Hex” são válidos para a cronologia e confirmados em “A História do Universo DC” (recém publicado pela Panini). Após o final da série Jonah Hex retorna ao passado.

Na década de 1990 infelizmente recebe algumas ridículas séries de terror escatológico pelo selo Vertigo. Apesar da boa arte de Timothy Truman (Hawkworld, Star Wars, Conan) a série não vale as páginas em que foram impressas. Se a curiosidade apertar procurar no almanaque Vertigo da Editora Abril e num encadernado da Opera Graphica.

A Nova Sampa republicou algumas histórias da fase “western” em uma série p&b chamada “Hex” no final da década passada, e anos depois a Opera Graphica usuou a mesma tradução especial em um encadernado que lançou quando a editora estava encerrando as atividades.

Recentemente o personagem apareceu em um episódio da série de TV “The Brave and The Bold” e está sendo produzido um filme a ser lançado em 2.010. Talvez seja uma oportunidade para a Panini lançar alguns encadernados da atual série do personagem, já com 48 números publicados e arte de feras como Luke Ross, Jordi Bernet, Russ Heath, JH Williams III e Paul Gulacy entre outros, quase sempre com o roteiro de Justin Gray e Jimmy Palmiotti (um dos fundadores do selo Marvel Knights).

Fica a dica.

Aqui no blog ele já apareceu em um encontro Liga da Justiça/Sociedade da Justiça, provando que apesar de ser pistoleiro viagem no tempo é com ele mesmo!