The Twilight Man: Rod Serling and the Birth of Television [2019]

A Humanoides Associados tem um selo chamado Life Drawn que nos presenteou com a graphic novel The Twilight Man: Rod Serling and the birth of television (2019) da Koren Shadmi.

É uma história honesta, limpa e sem firulas: uma biografia para Rod Serling, conhecido autor de TV norte americano, popular por ser o criador, entre outros, da série de TV The Twilight Zone.

A história começa com sua experiência na guerra e como isto o traumatizou, seu retorno para a América e suas primeiras experiências com o rádio. Em seguida abandona até mídia para outra que estava nascendo (a TV) em busca de um formato para narrar suas histórias, algo que pudesse passar ao largo dos censores e dos responsáveis pelos financiamentos dos veículos.

Não há, de fato, muito sobre a origem da TV na graphic novel, mas há suficiente da experiência de Serling em busca de um formato e seu conflito com produtores e executivos para que possamos presumir como era o momento: Serling sempre a beira de um ataque cardíaco em busca do próximo sucesso comercial ou de crítica, algo muito comum aos artistas até hoje.

Em preto e branco e pintada com tons de cinza a graphic nos oferece uma visão sobre um homem obstinado com seus temores da guerra e seu ritmo workolic de trabalho que cobraria seu preço. Entre uma dezena de citações a episódios, autores, produtores e atores que cruzam o imaginário do fandom, um momento se destaca. Nele Serling, após ser censurado, descobre que se não utilizasse um cenário tão óbvio e adicionasse elementos de ficção científica ele poderia contar qualquer história.

Excelente leitura.