A vida da Capitã Marvel [Panini, fev/2019]

[A trama]
Ao retornar à casa de sua família, Carol Danvers vê-se obrigada a ficar mais tempo devido a um acidente com seu irmão. Ao mesmo tempo descobre um segredo de seu passado e contas antigas serão cobradas.

[Opinião]
Salvo o fato de que a última parte da minissérie coletada neste encadernado foi publicado em fevereiro de 2019 nos EUA (cover date), tornando a publicação quase simultânea, não há curiosidade maior na série. 

Ela serve para recontar a vida de Carol em seu lar e acrescentar um retcon para a personagem. Retcon é a abreviatura em inglês de "continuidade retroativa" que é a inserção de detalhes no passado de um personagem ou de um universo, de modo a que sempre estivessem ali. O mais famoso caso de continuidade retroativa é o Superboy, mas há série mais recentes que abordavam o tema como The Invaders de Roy Thomas, The All-Star Squadron de Roy Thomas, The Untold Tales of Spider-Man de Kurt Busiek e X-Men: Hidden Years de John Byrne. 

Leitores mais antigos irão estranhar que o conflito entre Carol Danvers e seu pai, tão presente na série Ms. Marvel [1977] foi justificado pelo retcon. Originalmente Carol tinha mágoas do pai que não quis lhe pagar o ensino superior e fugiu de casa. O fato está ali, mas dessa vez há alguma razão do pai. Diminuindo assim o fato original que era movido pelo preconceito.

Ofende apenas os leitores antigos, mas como o foco é o público que irá conhecer a heroína no filme então "está tudo bem". 

Escrita por Margaret Stohl e com arte de Marguerite Sauvage (passado) e Carlos Pacheco/Rafael Fonteriz (presente), o encadernado em 124 páginas, capa cartão e preço de R$ 19,90. Panini Comics, fev de 2019.