Game of Thrones [4x02] – The lion and the rose


The lion and the rose é o 2º episódio da quarta temporada da série de TV Game of Thrones, portanto o 32º da série. Game of Thrones é uma série de TV do canal HBO que adapta a série de livros As crônicas de fogo & gelo de George R R Martin.

E então aconteceu algo que todos esperavam!

[Alerta de spoiler!]

Joffrey Baratheon morreu!

Foi uma morte simples, devo admitir, um anticlímax em relação a tudo que o menino rei fez. Mas finalmente morreu!

No episódio há várias narrativas, apesar de centrar da metade para frente no casamento. Em uma delas Bran Stark que está em viagem para o norte consegue encontrar seu rumo depois de fazer contato com uma árvore fruto de seus poderes warg e a religião dos nortistas. Não empolga muito, mas auxilia na trama geral. A maior mudança é inserir a certeza de que o bastardo Ramsay Bolton começara uma busca pelos meninos Stark, pois mantêm o mutilado Theon Greyjoy, agora Fedor, como um submisso e acovardado prisioneiro.

Noutra Stannis queima vivo seu cunhado, mais para garantir publicamente seu apoio em deus da luz.

Jaime Lannister passa a treinar secretamente com Bronn para ganhar o controle da espada com a outra mão.

Varys avisa à Tyrion Lannister que Cersei tem conhecimento de Shae. Cersei revela o affair para Tywin, que exige ver a moça após o casamento. Percebendo que o tempo urge, o Duende rompe com a prostituta, magoa profundamente os sentimentos dela e a obriga a ir embora de Westeros, ordenando que Bronn a leve ao navio.

Supostamente Bronn cumpre a missão.

Mesmo durante o casamento temos outras tramas pequenos como a resistência de Oberyn em ser um convidado educado ou Jaime ameaçando Loras, sobre o provável casamento deste com Cersei. Esta última por sua vez revela que percebe que Brienne está apaixonada por Jaime e resolve deixar claro isto.

Mas é evidente que as pessoas se lembrarão do episódio pelo casamento entre Joffrey Baratheon e Margaery. O episódio escrito pelo próprio George R R Martin tem boa cadência e funciona para lembrar que Joffrey é um pé no saco: ele gasta boa parte das comemorações humilhando o casal Tyrion & Sansa, em especial o tio pois convoca anões para uma algazarra que representa a Guerra dos 5 Reis, depois joga vinho no tio e para terminar, o “elege” como seu copeiro.

Margaery tenta ganhar a simpatia e a atenção do evento – ela é a noiva, mas quando os noivos partem o bolo de casamento – com a segunda espada feita de aço valiriano – e começam a se alimentar com a torta de pombo, Joffrey, após beber um gole de vinho em uma taça entregue por Tyrion, se engasga e morre sufocado.

Apesar das tentativas Cersei e Jaime não conseguem salvar o rei, mas vendo uma conspiração onde pode não haver a rainha-regente crê que seu filho em seus últimos suspiros culpou o tio, Tyrion, que é imediatamente preso.

Sor Dontos auxilia Sansa a fugir do local, enquanto o marido da moça é levado. Como Dontos conseguirá tirar Sansa de Porto Real? Como ele sabia que haveria um momento tão perfeito para tirar a Stark do Palácio? Quem estaria gerenciando-o? Por quê?