Doctor Who [Arco 081]: Planet of Evil


Iniciando um novo ciclo de aventuras o Doutor (Tom Baker) e sua companheira Sarah Jane Smith (Elisabeth Sladen) chegam à Zeta Minor na fronteira do Universo e deparam-se com uma ameaça que põem em risco uma expedição de resgate e a possibilidade de salvar o sistema estelar Morestran.

[Localização no Continuum]
Planet of Evil é o 81º arco da série de TV britânica Doctor Who, exibida pela BBC. É o segundo arco da 13º temporada. É composto de quatro episódios com 25 minutos em média e foi exibido de 27/09/1975 a 18/10/1975.

[Trama]
A TARDIS recebe uma mensagem de socorro vinda de Zeta Minor no ano 37 mil. Investigando a origem se deparam com o último sobrevivente de uma expedição geológica Professor Sorenson (Frederick Jaeger) que crê que o minério colhido por ele poderá alimentar o sol de seu sistema estelar – genericamente chamado de Morestran. Sorenson é retratado como um cientista determinado e levemente enlouquecido, seja pela solidão, pela perda dos colegas ou por influência de uma consciência naquele planeta.

No entanto, Zeta Minor o planeta onde está sendo feito a pesquisa, fica no limite entre matéria e anti-matéria e o minério seria, na verdade, pedaços de anti-matéria que a consciência do planeta não permite que saiam do ponto de origem. Passa a matar os membros da expedição arqueológica e também os membros da equipe de resgate.

Inicialmente responsabilizados pelos crimes o Doutor e Sara unem-se ao reticente Salamar (Prentis Hancock) e seu segundo em comando Vishinsky (Ewen Solon) – deixando claro uma disputa pelo cargo de capitão da nave – para esclarecer os crimes e descobrem a intenção do ser de anti-matéria: não permitir que os fragmentos saiam do planeta.

A melhor opção para tanto é matar a todos!

[Curiosidades]
Muito diferente de todos os episódios de Doctor Who clássico que assisti até o momento Planet of Evil realmente se assemelha a um conto de terror, especialmente os dois primeiros episódios.

Em diversos momentos aponta suas inspirações, sejam elas no filme Planeta Proibido (uma adaptação da peça A tempestade de Shakespeare), seja no livro O estranho caso do Dr Jekyll e Sr Hyde e obviamente a distribuição de cargos e formato interno da nave de resgate de Morestran que me lembra muito o formato geral das pontes de comando da Federação dos Planetas Unidos do Universo de Star Trek, especialmente se levar-mos em conta que a história se passa no limite do universo, algo deveras comum na série americana.

O arco foi adaptado para o formato de novela em “Doctor Who and The Planet of Evil”, adaptado por Terrance Dicks e lançado em 18 de agosto de 1.977 na edição 47 da série de romance do Doctor.

-1
(Arco 80)
0
(Arco 81)
+1
(Arco 82)
Planet of Evil
Pyramids of Mars