Os Eternos, parte II: A trama

O início das tramas lembra outras obras de Kirby, e no geral fica-se com a forte impressão que muitos personagens foram conceitos reaproveitados de Novos Deuses, em especial o deviante chamado de “Rejeitado” que é muito semelhante às tramas do personagem “Orion”, inclusive as tramas da família imperial de Lemúria são muito semelhante às tramas existentes na Apokolips da série Novos Deuses.

O primeiro personagem a surgir é Ike Harris, que serve como cinegrafista para o arqueólogo Dr. Damian e sua filha Margo, levando-os à Câmara dos Deuses nos escombros do Império Inca.

Num passe de páginas, Ike revela ser membro de uma raça evoluída por “deuses do espaço”, que retornarão em breve para julgar novamente a humanidade, e se necessário extingui-la.

Esta visita é chamada de “4ª Expedição”, e seria a quarta visita dos celestiais à Terra. Na primeira, eles criaram a humanidade, os eternos e os deviantes – veja que nas primeiras edição Kirby “afirma” que a evolução do macaco para o homem foi forçada pelos “deuses do espaço”, depois deixaria de afirmar isto para apenas dizer que Os Celetiais manipularam geneticamente o ser humano evoluindo-o para eterno ou deviante.

A segunda expedição dos celetiais não ficou feliz com os resultados do Império Deviante e provocou um cataclisma que criou o dilúvio. Os deviantes, no entanto, continuaram vivos em um império submarino chamado de Lemúria. A humanidade se reconstruiu, e na terceira visita dos celestiais eles foram recebidos pelos incas, a quem influenciaram. As questões do calendário limitado da civilização inca vem exatamente da “previsão” do resultado da quarta expedição!

Parte das tramas mostravam isso: splash pages com seres gigantescos, a influência dos celestiais e o medo dos humanos.

Precisando de antagonistas, Kirby deu espaço para os conflitos entre deviantes e eternos, mas havia realmente mais intriga do quê conflito. Os deviantes temem o novo julgamento dos Celestiais e por isso influenciam os humanos a atacarem os deuses do espaço, em especial americanas e russos, num momento em que a Guerra Fria ainda era uma lembrança muito forte.

Apesar de interrompida a saga é de certo modo conclusa, pois mostra a apresentação dos personagens, a chegada dos deuses, a tentativa dos deviantes de usar a humanidade contra os celestiais, e finalmente uma reunião que decidiria que postura os Eternos tomariam sobre seus criadores.