How To Draw Comics The Marvel Way

Obra básica de referência de desenho e produção de quadrinhos em escala industrial, How To Draw Comics The Marvel Way escrito por Stan Lee & John Buscema, ainda continua inédito no Brasil, apesar de facilmente ser possível a aquisição de um exemplar de tiragens mais recentes em sítios eletrônicos de compra.

A Editora Abril usou algumas páginas (duas ou três) simplificadas da obra para ensinar seu público a desenhar ainda no primeiro triênio das publicações Marvel/Abril Jovem, entre 1979-82. Fora esta exceção a obra é inteiramente inédita.

Vale menção que o Marvel Way é um modelo de produção onde o argumentista explica o enredo da edição, os principais acontecimentos, as cenas de ação e quantas páginas elas deveriam durar e o desenhista tinha liberdade para tratar esta informação como desejasse – claro que havia um padrão, dai o Marvel Way.

Após o desenho a lápis, o texto retornava para o argumentista que ou fazia correções pertinentes ou simplesmente escrevia os diálogos. Daí o fato que alguns desenhistas, especialmente Kirby, acreditarem-se criadores e referirem-se à Lee apenas como um gerente.

Historicamente a DC Comics, principal concorrente da Marvel, tem um sistema de produção de roteiro completo, já prevendo descrição de cenário, personagens, distribuição de quadros e textos de diálogos.

O padrão Marvel surgiu – entre outros motivos – pelo fato que Stan Lee era o principal – praticamente o único – argumentista da casa e tinha que produzir uma grande quantidade de texto, ficando impossibilitado de dar conta de tantas séries, caso utilizasse o formato tradicional.

A obra é relevante e explica detalhadamente todos os fundamentos do desenho. Vale a pena procurar.
Tecnologia do Blogger.