Game of Thrones [2x09] – Blackwater

Blackwater, nono episódio da segunda temporada da série de TV Game of Thrones, narra a invasão da Baia da Água Negra e do Portal da Lama, e por consequente de Porto Real, pelas forças de Stannis Baratheon.

O episódio é todo sobre este evento e ressalta: a lucidez e coragem de Tyrion Lannister, a covardia de Joffrey Baratheon e seu Cão – que cai em desgraça, as traições e armadilhas de Cersei Lannister e a inversão de uma vitória certa, para uma derrota nas mãos de Tywin Lannister e Loras Tyrel, aliança que surgiu como fruto do assassinato de Renly Baratheon, por forças enviadas por seu irmão.

O episódio é uma consequência de tudo que se fez na série até o momento, e apesar de ser uma aventura e ser divertido ser assistido por qualquer um, só poderá ser compreendido para quem conhece a estrutura do jogo do poder da série.

Um ponto altíssimo da temporada, que termina no próximo episódio, que inevitavelmente se tornará um posfácio para a temporada.

Não por acaso o episódio é escrito por George R R Martin, autor d'As crônicas de gelo & fogo, série de livros em que se baseia a história.